Presidente das Filipinas sugere limpar máscaras da covid-19 com gasolina
O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, sugeriu para a população o uso de gasolina para limpar as máscaras de proteção contra o coronavírus.
Apesar de não haver qualquer comprovação de que o combustível tenha eficácia contra o vírus da covid-19, o político enfatizou em seu discurso que a recomendação não era piada.
"Basta ir ao posto de gasolina e depois pegar algumas gotas, isso é desinfetante. Não estou brincando. Isso é verdade", disse.
Duterte já havia afirmado há algumas semanas que a gasolina deveria ser usada para desinfetar as máscaras se produtos de limpeza não estivessem disponíveis. O seu porta-voz alegou que era uma brincadeira do presidente.
As máscaras são obrigatórias nas Filipinas desde março. Segundo a agência Reuters, o país tem mais de 90 mil casos oficiais e cerca de 2 mil mortes.
O presidente da Associação Médica das Filipinas, Jose Santiago, disse à agência de notícias que a gasolina não é recomendada para a limpeza das máscaras.
"Você não pode usar gasolina como desinfetante. A inalação pode causar danos e levar a mais problemas como doenças respiratórias", afirmou
A recomendação das autoridades de saúde é para a higienização utilizando água e sabão, lavando-a depois de seu uso.
*Com informações da agência Reuters
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.