Eleição nos EUA: Joe Biden anuncia senadora Kamala Harris como vice
O candidato democrata à eleição presidencial dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou hoje em rede social ter escolhido a senadora da Califórnia, Kamala Harris, como sua vice na chapa.
Na publicação, Biden chama Harris de " destemida lutadora" e a aponta como uma das "melhores servidoras públicas do país".
Harris, 55 anos, ocupou o cargo de procuradora-geral da Califórnia e iniciou o ano como pré-candidata do partido democrata à presidência, mas retirou o nome da disputa para ceder espaço a Biden e reforçar a união contra o atual presidente republicano Donald Trump.
Em seu perfil pessoal do Twitter, ela se manifestou sobre a candidatura como vice e disse que Biden "pode unir o povo americano porque dedicou sua vida lutando por nós".
Biden já havia indicado que buscava uma mulher para ser sua vice na chapa — parte da estratégia para atrair o eleitorado feminino do país. O nome de Harris, que já seguia no radar, ganhou força à medida que os protestos antirracistas cresceram nos EUA, sobretudo diante da morte de George Floyd por um policial branco. A senadora é negra e descendente de jamaicanos e indianos.
O fato de Harris ser da Califórnia também pesa, já que o estado tem o maior colégio eleitoral do país e pode ser decisivo na votação; o sistema eleitoral norte-americano é moldado em cima dos votos do colégio eleitoral, e não da maioria dos eleitores.
Caso Biden, 78, saia vitorioso, ele será o presidente mais velho a assumir o cargo nos EUA. Em outras declarações, ele já sugeriu que não se interessa em se candidatar à reeleição, o que deixaria o nome de sua vice em evidência para o posto.
Obama elogia escolha
O ex-presidente Barack Obama, de quem Biden foi vice de 2009 a 2017, celebrou a escolha de Kamala Harris. O democrata exaltou a carreira da senadora no Direito e disse considerá-la "mais do que preparada" para o cargo.
"Conheço a senadora Kamala Harris há muito tempo. Ela é mais do que preparada para o trabalho. Ela passou sua carreira defendendo a Constituição e lutando por aqueles que precisam de um tratamento justo. É um bom dia para o nosso país. Agora vamos lá ganhar essa coisa [presidência]", escreveu Obama em uma rede social.
*Com informações da AFP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.