Topo

Esse conteúdo é antigo

Eleição nos EUA: Joe Biden anuncia senadora Kamala Harris como vice

A senadora Kamala Harris foi escolhida a vice na chapa de Biden para as eleições americanas de 2020 - STEPHEN CROWLEY/NYT
A senadora Kamala Harris foi escolhida a vice na chapa de Biden para as eleições americanas de 2020 Imagem: STEPHEN CROWLEY/NYT

Do UOL, em São Paulo

11/08/2020 17h22

O candidato democrata à eleição presidencial dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou hoje em rede social ter escolhido a senadora da Califórnia, Kamala Harris, como sua vice na chapa.

Na publicação, Biden chama Harris de " destemida lutadora" e a aponta como uma das "melhores servidoras públicas do país".

Harris, 55 anos, ocupou o cargo de procuradora-geral da Califórnia e iniciou o ano como pré-candidata do partido democrata à presidência, mas retirou o nome da disputa para ceder espaço a Biden e reforçar a união contra o atual presidente republicano Donald Trump.

Em seu perfil pessoal do Twitter, ela se manifestou sobre a candidatura como vice e disse que Biden "pode unir o povo americano porque dedicou sua vida lutando por nós".

Biden já havia indicado que buscava uma mulher para ser sua vice na chapa — parte da estratégia para atrair o eleitorado feminino do país. O nome de Harris, que já seguia no radar, ganhou força à medida que os protestos antirracistas cresceram nos EUA, sobretudo diante da morte de George Floyd por um policial branco. A senadora é negra e descendente de jamaicanos e indianos.

O fato de Harris ser da Califórnia também pesa, já que o estado tem o maior colégio eleitoral do país e pode ser decisivo na votação; o sistema eleitoral norte-americano é moldado em cima dos votos do colégio eleitoral, e não da maioria dos eleitores.

Caso Biden, 78, saia vitorioso, ele será o presidente mais velho a assumir o cargo nos EUA. Em outras declarações, ele já sugeriu que não se interessa em se candidatar à reeleição, o que deixaria o nome de sua vice em evidência para o posto.

Obama elogia escolha

O ex-presidente Barack Obama, de quem Biden foi vice de 2009 a 2017, celebrou a escolha de Kamala Harris. O democrata exaltou a carreira da senadora no Direito e disse considerá-la "mais do que preparada" para o cargo.

"Conheço a senadora Kamala Harris há muito tempo. Ela é mais do que preparada para o trabalho. Ela passou sua carreira defendendo a Constituição e lutando por aqueles que precisam de um tratamento justo. É um bom dia para o nosso país. Agora vamos lá ganhar essa coisa [presidência]", escreveu Obama em uma rede social.

*Com informações da AFP