Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA: Golfo do México pode ter pela 1ª vez dois furacões simultaneamente

EFE/EPA/NASA
Imagem: EFE/EPA/NASA

Do UOL, em São Paulo

21/08/2020 23h09

Duas tempestades tropicais com chances de evoluírem para furacões podem atingir simultaneamente a parte norte-americana do Golfo do México. Segundo os especialistas, o fenômeno seria inédito.

De acordo com o Weather Channel, a tempestade tropical Laura está em curso para entrar no Golfo do México e atingir a Flórida no início da próxima semana. Já a Depressão Tropical 14 provavelmente passará a oeste de Laura, ameaçando os estados do Texas e da Louisiana.

O especialista em furacões, Dr. Michael Ventrice, disse para o site NY Daily News que os fenômenos climáticos têm potencial para ganhar força nos próximos dias.

Laura está se aproximando do Golfo pelo leste e provavelmente afetará Porto Rico e as Ilhas Virgens no fim de semana. Espera-se que a tempestade tropical chegue a Florida Keys na segunda-feira (24) e depois siga em direção à região de Panhandle.

Os meteorologistas alertam que existem inúmeras variáveis que podem alterar as duas tempestades — como força e trajetória —, mas a terça (25) e quarta-feira (26) devem ser chuvosas ao longo da costa.

Nunca houve dois furacões na parte norte-americana do Golfo do México ao mesmo tempo, de acordo com o NHC (National Hurricane Center).

O evento mais próximo já registrado foi em 1933, quando um grande furacão atingiu o sul do Texas, enquanto outro furacão se transformou em tempestade tropical após cruzar a península da Flórida, disse o NHC.