Topo

Esse conteúdo é antigo

Escavação de vala comum sugere que epidemia atingiu Osaka no século 19

Escavações em Osaka encontram restos mortais de 1.500 pessoas em vala comum - Osaka City Cultural Properties Association/Handout via Reuters
Escavações em Osaka encontram restos mortais de 1.500 pessoas em vala comum Imagem: Osaka City Cultural Properties Association/Handout via Reuters

Mari Yamaguchi

Da AP

26/08/2020 09h33

Os arqueólogos desenterraram os restos mortais de mais de 1.500 pessoas, muitas delas supostamente mortas em uma epidemia, em uma vala comum do século 19 durante escavação que faz parte de um projeto de desenvolvimento da cidade em Osaka, no oeste do Japão.

Funcionários da Associação de Propriedades Culturais da Cidade de Osaka que estudam os restos mortais disseram hoje que acreditam os restos sejam de jovens que morreram no final do século 19, vítimas de uma epidemia.

O Túmulo de Umeda, um dos sete cemitérios históricos na movimentada cidade comercial de Osaka, foi desenterrado como parte de um projeto de reconstrução perto de uma estação ferroviária principal.

Os mais de 1.500 restos foram encontrados durante a última rodada de escavações que começou em setembro de 2019, após um estudo anterior de 2016 e 2017 que desenterrou centenas de restos semelhantes em locais adjacentes, de acordo com Yoji Hirata, um oficial da associação.

"Foi nossa primeira descoberta histórica de um cemitério em Osaka", disse Hirata. "As descobertas fornecerão detalhes da tradição de sepultamento de pessoas comuns naquela época".

Na escavação anterior, muitos dos restos mortais das pessoas mostraram sinais de lesões em seus membros. A descoberta de mais vestígios semelhantes sugere que o cemitério foi construído para abrigar corpos de vítimas de uma epidemia na região, disse Hirata.

Todos os restos mortais foram removidos do local da escavação e os especialistas irão examiná-los, assim como outros artefatos, na esperança de encontrar mais detalhes relacionados às mortes.

Alguns especialistas citaram a possibilidade de uma epidemia de sífilis, que era galopante na época em áreas povoadas como Osaka.

Muitos dos restos estavam em pequenos orifícios redondos, onde os corpos foram aparentemente empilhados e enterrados. Arqueólogos encontraram caixões contendo vários restos mortais, um sinal de que muitas vítimas de uma epidemia foram enterradas juntas, disse Hirata.

Os especialistas também encontraram cerca de 350 urnas e um possível ossário no local, sinais de que os corpos foram cremados.

Eles também desenterraram moedas, pedaços de orações budistas, cocares, pentes, xícaras de saquê e bonecas de barro que se acreditava terem sido enterradas com os mortos.

Os restos mortais de vários leitões foram enterrados no lado norte do cemitério, e dois cavalos no sul, enquanto os de gatos ficaram em contêineres.

Hirata disse que os especialistas planejam compilar suas descobertas e análises em um relatório previsto para o final do próximo ano.

O cemitério fica no que costumava ser uma área de cultivo fora da comunidade urbana perto do Castelo de Osaka e era um dos sete cemitérios principais da cidade. Também apareceu no drama musical tradicional Bunraku do Japão "The Love Suicides at Sonezaki", de Chikamatsu Monzaemon.

As pessoas costumavam passear pelos cemitérios para orar por seus ancestrais durante a temporada Bon do meio do verão, sob a tradição budista.