Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump acredita que Biden use drogas e quer antidoping antes de debates

O presidente Donald Trump não ofereceu provas para a acusação a Biden - David T. Foster III/Getty Images/AFP
O presidente Donald Trump não ofereceu provas para a acusação a Biden Imagem: David T. Foster III/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

26/08/2020 19h39Atualizada em 26/08/2020 20h00

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou hoje que vai pedir exames de drogas para Joe Biden e para si mesmo antes do primeiro debate dos candidatos à presidência em 29 de setembro. Em entrevista ao Washington Examiner, o presidente disse suspeitar que a "melhora repentina e marcante" de seu oponente nos debates democratas foi resultado do uso de drogas.

"Não sei como ele [Biden] pôde ser tão incompetente nos debates e, de repente, estar bem contra Bernie [Sanders]. O que quero dizer é que, se você voltar e assistir a alguns daqueles inúmeros debates, ele era tão ruim. Ele nem era coerente. E contra Bernie, ele foi. E vamos pedir um teste de drogas porque não há como — você não pode fazer isso", alegou Trump.

O presidente não ofereceu nenhuma evidência para apoiar suas especulações. O ex-vice-presidente Biden participou de 11 debates durante a temporada das primárias. A maioria era contra um campo lotado de candidatos, mas o debate final, em 15 de março, foi apenas entre ele e o senador Bernie Sanders.

Perguntado se a sugestão é como em uma luta de boxe, o presidente confirma, comparando a situação a um embate entre gladiadores:

"Bem, é uma luta de boxe. Não é diferente dos gladiadores, exceto que temos que usar nosso cérebro e nossa boca. E nosso corpo para ficar de pé. Eu quero todos de pé; eles querem se sentar."

Na entrevista, Trump não deu nenhuma indicação de quando faria seu pedido de teste de drogas ou a quem. Durante as eleições de 2016, após seu segundo debate com Hillary Clinton, o presidente fez uma sugestão semelhante, que não foi acatada:

"Acho que deveríamos fazer um teste de drogas antes do debate. Devíamos fazer um teste de drogas antes, porque não sei o que está acontecendo com ela."