Mulher usa açafrão como remédio e tinge gato de amarelo sem querer
A tailandesa Thammapa Supamas acidentalmente tingiu seu gato de amarelo enquanto tratava uma infecção por fungos na perna do bicho de estimação. No último domingo (23), a moça compartilhou no Facebook que usou um esfoliante de açafrão, que acabou tendo um efeito inesperado.
O extrato da planta tem propriedades antiinflamatórias e antibacterianas e é considerado um tratamento eficaz contra fungos. No entanto, o açafrão em pó também é um corante natural forte, que produz uma cor dourada vibrante.
Até o último relato de Thammapa, a cor amarela ainda não desapareceu, mas a infecção de seu gato estava visivelmente melhorando. "Obrigado por sua gentileza e preocupação", disse ela no Facebook, agradecendo o público.
Suas atualizações diárias acumularam milhares de curtidas de pessoas de todo o mundo, que estão comparando o gato ao Pokémon Pikachu, além de enviar votos de boa recuperação para o felino.
"Cor pode levar meses para desaparecer"
"O açafrão tem sido usado em humanos há anos, com suas muitas propriedades curativas, antiinflamatórias e antioxidantes. No entanto, não foi estudada extensivamente em animais de estimação", disse o Dr. Kurt Venator, veterinário chefe da Purina, à People.
"Eu recomendaria consultar seu veterinário sobre tratamentos seguros e eficazes para seu animal de estimação antes de usar açafrão como remédio por conta própria."
Já Chad Dodd, veterinário e membro da Associação Médica Veterinária Americana, vai por outro caminho. À People, ele não aconselha a aplicação de pó de açafrão em gatos, menos por razões de segurança, mas mais por preocupação em manchar a pele do felino.
"Eu vi fotos de colegas que tiveram clientes experimentando e o animal de cor clara fica amarelo neon... E o mais louco é que pode levar meses para desaparecer", diz ele. "Se eles quiserem usá-lo na pele, devem tentar uma das formas de extrato disponíveis comercialmente em vez do pó."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.