Topo

Esse conteúdo é antigo

A cidade de 'Swastika', em Nova York, continuará com o nome após votação

Mapa da cidade de Swastika, nos Estados Unidos - Reprodução
Mapa da cidade de Swastika, nos Estados Unidos Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

23/09/2020 21h26

A pequena cidade de Swastika, no estado de Nova York, vai seguir com seu nome. Autoridades do município localizado a 80 quilômetros da fronteira com o Canadá votaram pela manutenção de seu nome anterior ao nazismo, informou a CNN.

O conselho municipal da cidade de Black Brook, que tem domínio sobre o vilarejo, votou unanimemente por não mudar o nome originário do sânscrito, disse Jon Douglass, supervisor da cidade de Black Brook.

Swastika foi nomeada pelos colonos originais da cidade em 1800 e é baseada no termo que significa "bem-estar".

"Lamentamos que indivíduos, fora da área, que não conhecem a história de nossa comunidade, fiquem ofendidos ao ver o nome", disse ele. "Para os membros da nossa comunidade, que o conselho representa, é o nome de seus antepassados."

Bandeira com suástica, utilizada pelos nazistas - Reprodução - Reprodução
Bandeira com suástica, utilizada pelos nazistas
Imagem: Reprodução

Em abril de 2019, uma comunidade perto de Denver, no estado do Colorado, votou pela mudança de seu nome de Swastika Acres para Old Cherry Hills.

A área já abrigou a Denver Land Swastika Company, uma empresa que também escolheu seu nome antes que os nazistas adotassem o símbolo da suástica.

O símbolo, que ganhou fama internacional após a Segunda Guerra Mundial, apareceu pela primeira vez há cerca de sete mil anos e é considerado um símbolo sagrado no hinduísmo, budismo, jainismo e outros sistemas de crença.