Topo

Esse conteúdo é antigo

É você, Floquinho? Cachorro nasce com pelo verde na Itália

Cachorro de pelo verde nascido na Itália chama a atenção - Reuters
Cachorro de pelo verde nascido na Itália chama a atenção Imagem: Reuters

Do UOL, em São Paulo

22/10/2020 11h02

Se você só conhecia um cãozinho verde, o Floquinho, da Turma da Mônica, ele ganhou companhia no mundo real. Um fato raro aconteceu no início deste mês na Sardenha, ilha que pertence a Itália. Um cachorro nasceu com o pelo da cor verde, bem diferente dos seus oito irmãos.

O agricultor italiano Cristian Malocci ficou incrédulo no último dia 9 de outubro, quando sua cachorra, Spelacchia, deu luz a cinco cachorrinhos muito fofos, sendo quatro deles de cor clara como a dela.

A única exceção foi o cachorrinho bebê que nasceu com o pelo da cor verde, e prontamente recebeu o nome de Pistachio (pistache, em italiano).

É extremamente raro que um cão nasça com este tipo de pigmentação. Uma possível explicação é que isso pode acontecer quando cachorros da cor clara passam a ter contato no ventre da mãe com um pigmento verde chamado biliverdin.

Cachorra dá a luz a cinco filhotes na Itália; um deles tem o pelo de cor verde - Reuters - Reuters
Cachorra dá a luz a cinco filhotes na Itália; um deles tem o pelo de cor verde
Imagem: Reuters

Mas infelizmente a cor peculiar do Pistachio não vai durar para sempre. O verde, que começou brilhante no dia do seu nascimento, já não está mais tão brilhante assim, e a tendência é que isso se intensifique ao longo da sua vida.

Mallocci, que cuida de uma fazenda na Sardenha com o seu cunhado Giannangelo Liperi, decidiu ficar com Pistachio e treiná-lo para cuidar das ovelhas com a sua mãe Spelacchia - os outros irmãos do cachorrinho verde serão entregues para doação.