Topo

Homens armados invadem Universidade de Cabul; mortos passam de 10

Agentes de segurança fazem buscas nas proximidades da Universidade de Cabul, no Afeganistão, após um ataque realizado por homens armados - Omar Sobhani/Reuters
Agentes de segurança fazem buscas nas proximidades da Universidade de Cabul, no Afeganistão, após um ataque realizado por homens armados Imagem: Omar Sobhani/Reuters

Do UOL, em São Paulo

02/11/2020 10h42

Ao menos 19 pessoas morreram após um grupo de homens armados efetuar disparos na Universidade de Cabul na manhã de hoje. No local estava sendo realizada uma feira de livros, com a presença do embaixador iraniano no Afeganistão, Bahador Aminian. De acordo com a Associated Press há 22 feridos.

"Participaram três agressores. Um deles detonou os explosivos que transportava, os outros dois foram mortos pelas forças de segurança", afirmou o porta-voz do ministério do Interior, Tariq Arian.

O estudante Fathullah Moradi disse à Reuters que conseguiu escapar por um dos portões da universidade junto com um grupo de amigos. "Eles estavam atirando em todos os alunos que viam".

Diplomatas iranianos já foram alvos de ataques no Afeganistão e quase provocaram uma guerra entre os dois países.

Em 1998, o Irã acusou o Taleban pela morte de nove diplomatas iranianos que trabalhavam em seu consulado no norte do Afeganistão e enviou reforços para a fronteira de 950 quilômetros que o Irã e o Afeganistão compartilham. O Taleban emitiu um comunicado negando qualquer envolvimento com o ataque de hoje.

*Com informações da AFP, Reuters e Associated Press