Biden faz pronunciamento para apoiadores: 'Estamos no caminho de vencer'
O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um pronunciamento hoje de madrugada sobre o andamento da apuração das eleições americanas. Biden falou por menos de cinco minutos para apoiadores em um palco montado no estado de Delaware. "O resultado não sai agora, mas estamos no caminho de vencer essa eleição", disse o democrata.
Biden afirmou que os eleitores precisam ser pacientes com o resultado das eleições por causa dos votos enviados pelo correio. "Não sabíamos que talvez fossemos até a manhã seguinte (para saber o resultado da apuração) ou até mais longe". O democrata disse estar confiante com os votos no Arizona, na Geórgia, em Michigan e na Pensilvânia.
O democrata também afirmou que não cabe a ele e ao adversário, o republicano Donald Trump, dizer quem venceu as eleições americanas. "A decisão cabe ao povo americano", declarou. O anúncio foi transmitido ao vivo pela televisão em Wilmington, Delaware, onde Biden mora.
Até as 4h desta quarta-feira (horário de Brasília), Biden somava 224 no Colégio Eleitoral dos Estados Unidos contra 213 de Trump, segundo projeções feitas pelo jornal New York Times. São necessários 270 delegados para ganhar a eleição.
Os Estados Unidos não têm um órgão oficial que divulga, em tempo real, os resultados das urnas, como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no Brasil. Por isso, as agências de notícias AFP, AP e Fox fazem extrapolações estatísticas e apontam os vencedores por estado. Isso pode gerar distorções momentâneas na aferição dos votos, mas não compromete o resultado final da eleição.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.