Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente da Câmara Nancy Pelosi pede a republicanos que "parem o circo"

5.mar.2020 -A líder da Câmara Nancy Pelosi - Saul Loeb/AFP
5.mar.2020 -A líder da Câmara Nancy Pelosi Imagem: Saul Loeb/AFP

Do UOL, em São Paulo

12/11/2020 16h54

A presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, pediu hoje que os republicanos "parem o circo" e voltem a trabalhar na luta contra a covid-19.

Sem reconhecer a vitória de Joe Biden nas eleições americanas, membros do partido republicano seguem em uma ofensiva para conseguir a recontagem de votos em estados-chave.

Em entrevista coletiva, Pelosi afirmou que os republicanos estão "envolvidos em um circo absurdo" e se recusam a aceitar a realidade. Além de pedidos para a recontagem de votos, a campanha de Donald Trump entrou com ações judiciais em seis estados alegando que observadores foram impedidos de acompanhar a contagem de votos.

O presidente e sua campanha insistem em dizer que os votos pelos correios foram fraudados, mesmo sem apresentar provas. Hoje, o governo republicano da Geórgia afirmou não ter encontrado indícios de fraude na eleição.

Pelosi pede que os legisladores republicanos aceitam os resultados das urnas e enfatizou a necessidade de aprovar mais um projeto de lei para aliviar a crise do novo coronavírus. "Parem o circo e comecem a trabalhar no que realmente importa para o povo americano".

O líder da minoria no Senado, Chuck Schumer, participou da coletiva ao lado de Pelosi e afirmou que a eleição acabou. "[A diferença dos votos] não foi apertada. O presidente Trump perdeu".

Ele também mandou uma mensagem para o Senado: "Republicanos, parem de negar a realidade e comecem a se concentrar na covid-19". Em seu discurso, Schumer argumentou que os republicanos estavam ao lado do presidente "por medo".

De acordo com o The Guardian, as negociações para aprovação de outro pacote de alívio fiscal estão paradas entre a liderança democrata no Congresso e a Casa Branca. Os republicanos no Senado também se mostram resistentes ao novo projeto.

Em comunicado divulgado hoje, a equipe de transição de Joe Biden afirmou que o presidente eleito se reuniu hoje com Pelosi e Schumer para discutir a necessidade de aprovação de um projeto de lei que fornece recursos para famílias e pequenas empresas que sofreram com a covid-19.