Político batizado como Adolf Hitler é eleito com 85% dos votos na Namíbia
Um político batizado como Adolf Hitler Uunona foi eleito semana passada como administrador distrital de Ompundja, na Namíbia — semelhante ao que consideramos como um prefeito.
Segundo a BBC, ele recebeu quase 85% dos votos de sua região e foi eleito pelo partido Swapo, que liderou a luta contra o apartheid no final da década de 1960 e o domínio colonial.
Ao tabloide alemão Bild, ele contou que a escolha do nome do ditador nazista foi culpa do pai, mas que ele não sabia o que estava fazendo. Vale ressaltar que nomes alemães são comuns no país, que foi colônia da Alemanha entre 1884 e 1915.
"Ele provavelmente não entendia muito bem o que Adolf Hitler defendia", disse Uunona, ao Bild.
"Quando eu era criança, eu via esse nome como um nome totalmente normal. Só quando fiquei adolescente é que entendi que esse homem tinha a intenção de conquistar e controlar o mundo inteiro. Eu não tenho nada a ver com isso", acrescentou.
Uunona contou que sua esposa o chama de Adolf e não tem planos de mudá-lo.
O Império Alemão matou milhares de pessoas durante uma revolta na década de 1910 pelos povos locais Nama, Herero e San. A BBC conta que alguns historiadores chamam o caso de "o genocídio esquecido".
No início deste ano, a Namíbia recusou uma oferta de US$ 12 milhões (R$ 60 milhões) da Alemanha para reparações, dizendo que continuaria a negociar uma "oferta revisada".
Ainda de acordo com o site britânico, o partido de centro-esquerda Swapo surgiu do movimento de independência da Namíbia e governa o país desde 1990.
Porém, o apoio ao partido caiu após alegações de suborno na indústria pesqueira. Nas eleições do mês passado, a Swapo perdeu o controle de 30 grandes vilas e cidades.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.