Topo

Esse conteúdo é antigo

Elefante forçado a ingerir álcool e tabaco é salvo de exploração na Índia

Elefante Emma, de 40 anos, resgatada após uma vida de exploração - Divulgação/Wildlife SOS
Elefante Emma, de 40 anos, resgatada após uma vida de exploração Imagem: Divulgação/Wildlife SOS

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/01/2021 17h56

Um elefante de 40 anos, que vivia forçadamente em uma dieta de álcool, frituras, tabaco e doces, foi salvo de uma vida de exploração na Índia. Emma foi resgatada no dia 31 de dezembro na cidade de Dhanbad e levada para Mathura, em uma viagem de 1,6 mil quilômetros.

O animal foi encontrado gravemente desnutrido e sofrendo com doenças como osteoartrite, além de outras doenças crônicas degenerativas nas articulações. Nos seus pés foram encontrados fragmentos de vidros e metais.

A Wildlife SOS, responsável pelo resgate, disse que Emma era usada constantemente em procissões religiosas, cerimônias de casamento, passeios turísticos e qualquer outra atividade que seus proprietários achassem lucrativas.

"Surpreendentemente, não é incomum que elefantes em cativeiro recebam álcool e tabaco de seus donos como remédios caseiros para combater problemas de saúde", informou a Wildlife SOS.

Após o resgate, a instituição atualizou a situação de Emma. "Gosta de cochilar em sua cama de lama sob o sol e usa ativamente seu baú para observar os arredores", contam, dizendo que seus alimentos preferidos agora são repolho, couve-flor e cana-de-açúcar.

O site conta com uma área para doações que ajudarão a custear o tratamento do elefante, que envolve exames frequentes, medicamentos e outras terapias.