Topo

FBI teria alertado sobre violência no Capitólio um dia antes, diz jornal

FBI teria alertado sobre violência no Capitólio um dia antes, diz jornal  - Imagem: Samuel Corum (Getty Images)
FBI teria alertado sobre violência no Capitólio um dia antes, diz jornal Imagem: Imagem: Samuel Corum (Getty Images)

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/01/2021 17h37

Um escritório do FBI no estado da Virgínia emitiu um comunicado alertando sobre uma possível preparação de grupo pró-Trump para a invasão do Congresso dos Estados Unidos na semana passada. De acordo com o jornal The Washington Post, o alerta foi feito um dia antes da manifestação e foi repassado ao escritório da agência em Washington.

Um oficial do FBI afirmou que, logo depois de ficar sabendo sobre os planos dos invasores, o escritório da polícia americana em Norfolk, na Virgínia, compartilhou a informação com outras pessoas que trabalham para a agência. O número total de pessoas que receberam esse relatório é incerto.

"A partir de 5 de janeiro de 2021, o FBI Norfolk recebeu informações indicando pedidos de violência em resposta a "bloqueios ilegais" a começar em 6 de janeiro de 2021 em Washington. D.C.", diz o documento obtido com exclusividade pelo The Washington Post.

O relatório menciona o compartilhamento de mapas de túneis do Capitólio e pontos de encontro para possíveis conspiradores seguirem em grupo rumo a Washington em pelo menos quatro estados americanos, entre eles, Pensilvânia e Massachusetts.

O FBI investiga se algum dos manifestantes planejavam matar ou sequestrar legisladores presentes no Capitólio no dia da invasão, quando o Congresso se reuniu para certificar a vitória de Joe Biden na eleição presidencial realizada em novembro.