FBI teria alertado sobre violência no Capitólio um dia antes, diz jornal
Um escritório do FBI no estado da Virgínia emitiu um comunicado alertando sobre uma possível preparação de grupo pró-Trump para a invasão do Congresso dos Estados Unidos na semana passada. De acordo com o jornal The Washington Post, o alerta foi feito um dia antes da manifestação e foi repassado ao escritório da agência em Washington.
Um oficial do FBI afirmou que, logo depois de ficar sabendo sobre os planos dos invasores, o escritório da polícia americana em Norfolk, na Virgínia, compartilhou a informação com outras pessoas que trabalham para a agência. O número total de pessoas que receberam esse relatório é incerto.
"A partir de 5 de janeiro de 2021, o FBI Norfolk recebeu informações indicando pedidos de violência em resposta a "bloqueios ilegais" a começar em 6 de janeiro de 2021 em Washington. D.C.", diz o documento obtido com exclusividade pelo The Washington Post.
O relatório menciona o compartilhamento de mapas de túneis do Capitólio e pontos de encontro para possíveis conspiradores seguirem em grupo rumo a Washington em pelo menos quatro estados americanos, entre eles, Pensilvânia e Massachusetts.
O FBI investiga se algum dos manifestantes planejavam matar ou sequestrar legisladores presentes no Capitólio no dia da invasão, quando o Congresso se reuniu para certificar a vitória de Joe Biden na eleição presidencial realizada em novembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.