Topo

Esse conteúdo é antigo

Menina de 12 anos limpa lápides por hobby e sonha em trabalhar no cemitério

Tj sorridente ao fazer o que mais gosta: limpar lápides - Reprodução
Tj sorridente ao fazer o que mais gosta: limpar lápides Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/01/2021 10h43

Uma garota australiana de 12 anos tem um hobby para lá de inusitado: limpar lápides. Tj Kleeman fez isso pela primeira vez aos 4 anos, pois tinha medo de fantasmas e sua mãe deu a sugestão de ir até o cemitério que fica atrás da casa dela para superá-lo. Desde então, a menina se sente bem no local e diz que seu emprego dos sonhos é limpar lápides "para todo o sempre".

Tj e a família dela se mudaram para uma casa que dava para um cemitério com mais de 3.500 túmulos, na cidade de Tweed Heads, em 2012. Com 4 anos na época, a criança tinha pavor de fantasmas, então a mãe dela a levou para uma caminhada noturna no cemitério para provar que as assombrações não existem.

Durante o passeio, Tabetha sugeriu que a filha limpasse um dos túmulos para exorcizar de vez o medo de fantasmas e, nesse instante, Tj acabou descobrindo um propósito para sua vida.

"Eu gosto de limpar túmulos porque isso me dá um sentimento ótimo, e quero fazer isso para todo o sempre", afirma hoje a garota, que frequenta o cemitério duas ou três vezes por semana para se dedicar à limpeza de lápides.

A aluna do 8º ano do ensino fundamental aproveita quando não tem lições de casa para ir ao cemitério retirar as flores mortas das lápides, varrer as folhas secas no chão e limpar a sujeira do concreto e azulejos com uma escova e água com sabão.

Tj tenta dar uma atenção especial aos túmulos que não são visitados pois assim ela sente que está ajudando pessoas necessitadas. O objetivo da garota é limpar todas as 3.500 lápides anualmente, então ela segue uma sequência de limpeza e sempre sabe onde parou.

"Ela sabe que é uma tarefa interminável e que sempre precisará ser feita, mas ela está bem com isso', disse Tabetha para o jornal Daily Mail, após explicar que não deixa a filha ir sozinha para o cemitério.

Essa paixão inusitada da garota faz ela pensar em oportunidades de negócio. Aos 12 anos, Tj já pensa em abrir uma empresa para cuidar das lápides de pessoas cujas famílias não podem fazer visitas.

Mas, apesar da ambição em ganhar a vida fazendo o que gosta, Tj não menciona seu hobby para os amigos do colégio porque, segundo ela, "cemitérios não aparecem na conversa".

Como a garota mal toca no assunto, ela ficou surpresa ao receber o Prêmio Jovem Empreendedor de 2020 do condado de Tweed. Com isso, ela espera inspirar as pessoas a encontrar uma forma de serviço comunitário que amem.

"Não precisa ser em um cemitério, apenas para ajudar as pessoas a colocar e ajudar os outros. Quero que todos sintam como isso é ótimo", afirmou a menina.