Topo

Esse conteúdo é antigo

Bebê morre afogado em batismo de igreja ortodoxa e gera protesto na Romênia

Bebê morreu afogado durante batismo na Romênia, em Igreja Ortodoxa  - Wikimedia Commons
Bebê morreu afogado durante batismo na Romênia, em Igreja Ortodoxa Imagem: Wikimedia Commons

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/02/2021 15h29

Um bebê morreu afogado no domingo (31) durante uma cerimônia de batismo em uma igreja ortodoxa em Suceava, nordeste da Romênia, após ser imerso três vezes na água, informou a CNN, gerando protestos no país europeu.

O óbito da criança ocorreu por parada cardiorrespiratória. Paramédicos tentaram reanimá-lo na igreja e o transportaram para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital do Condado de Suceava, onde a criança morreu depois de algumas horas.

A polícia local abriu uma investigação de homicídio culposo para entender os detalhes por trás da morte do bebê e determinar os responsáveis pelo incidente.

A Igreja Ortodoxa Romena também foi pressionada pela população, que abriu uma petição para mudar o ritual de batismo, somando mais de 59 mil assinaturas. A reivindicação sugere como alternativa que o ritual seja feito por borrifadas de água.

O líder da petição, Vladimir Dumitru, contou que a intenção é mudar a prática "às vezes brutal" e acrescentou que a medida não se dirige "contra a instituição da Igreja ou contra os padres, mas tem uma intenção construtiva".

Em resposta à morte do bebê, o porta-voz do Patriarcado Romeno, Vasile Bnescu, chamou o caso de "trágico" e defendeu sua investigação. Porém, afirmou que não se pode imaginar que uma "criança possa ser mergulhada na água sem cobrir o nariz, a boca e as orelhas".

"Há uma técnica que um padre experiente sempre usa. É assim que o batismo é celebrado com o maior cuidado", defendeu Bnescu.