Topo

Esse conteúdo é antigo

Ingleses encontram enorme osso de elefante que pode ter 125 mil anos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/02/2021 15h23

Um enorme osso pré-histórico encontrado em uma praia britânica pode ter pertencido ao maior elefante que já existiu na Terra.

O fóssil gigante, que pode ter sido de um antigo "elefante de presas retas" ou um mastodonte, animais extinto, foi descoberto pelos irmãos ingleses Luke e Joe Ferguson.

A dupla, que coleciona fósseis desde a infância, encontrou o osso se projetando de um cascalho, "como se fosse uma asa de galinha gigante", após um recente deslizamento na costa sudoeste da Ilha de Wight, perto da Baía de Brighstone, na Inglaterra.

"Era um dia normal. Geralmente vamos às praias da costa sul para tentar encontrar fósseis de dinossauros. Fazemos isso desde que éramos crianças", disse Joe Ferguson, de 28 anos.

"É, honestamente, o achado de uma vida inteira", disse ele.

Martin Munt, curador do Dinosaur Isle Museum em Sandown, na Ilha de Wight, acredita que o fóssil possa ser o fêmur de um elefante de presas retas, ou até mesmo de um mamute.

O pesquisador acrescentou que o osso deve ter entre 30 mil e 125 mil anos de idade.

Hoje, o maior mamífero terrestre conhecido é o elefante africano, que tem cerca de 3,3 metros de altura e pesa até 7 toneladas.

Alguns elefantes de presas retas, no entanto, podem ter alcançado até 4,5 metros de altura e ter o dobro do peso, chegando até 14 toneladas. Isso tornaria esse tipo de elefante o maior mamífero terrestre que já existiu.

"Um elefante de presas retas seria ainda mais raro. É o maior elefante já registrado. É insano como ele é grande. Tem mais de um metro de comprimento e provavelmente pesa cerca de 30 kg", disse Joe, que encontrou o fóssil.

Joe trabalha como construtor de barcos na ilha de Wight, enquanto seu irmão, Luke, de 30 anos, trabalha na construção. Joe disse que sua mãe ficou orgulhosa quando soube do achado.

"Nossa mãe não conseguia acreditar. Ela nos colocou na caça de fósseis e estava esperando para achar algo assim a vida inteira", disse Joe.

Ele explicou que o fóssil foi encontrado em janeiro deste ano, depois de grandes tempestades que ocorreram na região.

"Não pude acreditar no que via. Eu soube que era um fóssil - definitivamente uma perna - imediatamente", conta Joe.

Os irmãos, que moram em Carisbrooke, na Ilha de Wight, vão ter que esperar até que o lockdown termine para que o fóssil seja identificado.

"Temos ido lá todos os dias. Saímos quando a maré está boa", completou Joe.