Topo

Esse conteúdo é antigo

Fake? Foto de casal em beira de penhasco gera debate e truque é revelado

Foto de casal em penhasco gerou rebuliço na internet - Reprodução/@sredits
Foto de casal em penhasco gerou rebuliço na internet Imagem: Reprodução/@sredits

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/02/2021 09h12

Uma foto de um casal que teria arriscado suas próprias vidas para posar na beira de um penhasco gerou uma grande discussão online. A cena parece ser tão perigosa que vários internautas acreditaram que a imagem foi manipulada, enquanto outros juram que é algo real.

A foto foi compartilhada por uma usuária no Twitter, onde recebeu 5,5 mil curtidas e 2,1 mil comentários. Na legenda, ela escreveu bem-humorada, como que "desafiando" seus seguidores a posar no penhasco: "O que está impedindo você de fazer isso?".

A reação foi intensa, com as pessoas divididas entre acreditar ou duvidar da veracidade da fotografia. Um usuário criticou a atitude do casal, ao dizer que os dois foram irresponsáveis em posarem em um lugar tão perigoso.

"Falando sério, é um comportamento extremamente irresponsável e só poderia ser feito por uma pessoa que não conhece o valor da vida e não se preocupa com os sentimentos de sua família. Ninguém deve arriscar sua vida apenas por uma fotografia", opinou a pessoa.

Outra internauta disse que, ao contrário do casal, nunca posaria assim com um parceiro. "Eu não faria isso com meu inimigo", escreveu. "E se eu entrar em pânico e soltar sua mão e eu cair também?".

Enquanto isso, outras pessoas apontavam que a imagem era apenas um efeito de algum programa de edição de fotos. "Meu telefone não tem recurso de photoshop", alfinetou um seguidor.

O truque

Outra pessoa opinou que se trata apenas de uma questão de ângulo, já que é comum que turistas aproveitem da angulação para deixar as fotos mais radicais.

Para "provar" sua hipótese, ele postou alguns exemplos de fotos que usam esse recurso. "Tem tudo a ver com o ângulo", comentou. "Verificação de realidade!". Outro, explicou: "este é o lugar. Pelo ângulo da foto, parece que eles estão num penhasco muito alto"

Vale lembrar, entretanto, que posar em locais de grande altitude e ignorar os limites de segurança pode ser muito perigoso. Em dezembro de 2020, uma turista morreu ao tentar posar para uma foto no penhasco do Parque Nacional Grampians, em Victoria, na Austrália, despencando de uma altura de 80 metros (a mesma de um prédio de 27 andares).