Processo de impeachment foi "maior caça às bruxas" dos EUA, diz Trump
O ex-presidente americano Donald Trump disse que o processo de impeachment que terminou hoje foi "mais uma fase da maior caça às bruxas da história do nosso país". Trump foi absolvido neste sábado (13), em julgamento no Senado, da acusação de incitar a invasão do capitólio americano no início de janeiro. O ex-presidente disse ainda que o movimento que começou a construir nos EUA "apenas começou".
"Esta tem sido mais uma fase da maior caça às bruxas da história do nosso país. Nenhum presidente jamais passou por algo parecido. E isso continua porque nossos adversários não podem esquecer as quase 75 milhões de pessoas, o maior número já obtido por um presidente no cargo, que votaram em nós há poucos meses", disse o ex-presidente Trump, por meio de um comunicado enviado para a imprensa local e publicado pela rede ABC.
"O nosso histórico, patriótico e bonito movimento 'Make America Great Again' (Faça a América Grande Novamente) apenas começou. Nos próximos meses, tenho muito a compartilhar com vocês e espero continuar nossa incrível jornada juntos para alcançar a grandeza americana para todo o nosso povo", prosseguiu Trump.
No julgamento, 57 senadores votaram pelo impeachment de Trump, 10 a menos do que era necessário para condenar o ex-presidente. A absolvição já era esperada. Foram 50 votos de senadores democratas, partido do atual presidente Joe Biden, e 7 votos de republicanos, partido de Trump. Outros 43 senadores consideraram Trump inocente.
A invasão do Capitólio ocorreu em 6 de janeiro. Apoiadores de Trump tentaram impedir que o Congresso americano confirmasse Joe Biden como novo presidente do país. Cinco pessoas morreram.
Se o Senado tivesse aprovado o impeachment, uma votação separada poderia cassar os direitos políticos de Trump. Assim, ele não poderia concorrer novamente à Presidência. Trump já anunciou intenção de disputar em 2024.
Este foi o segundo processo de impeachment sofrido por Trump. O primeiro foi instaurado quando Trump ainda era presidente, a poucos dias do fim do mandato. Nunca antes um presidente americano tinha sofrido dois processos de impeachment no mesmo mandato.
O primeiro processo de impeachment de Trump foi aberto em 2019, sob a acusação de abuso de poder e obstrução do Congresso. O motivo foi a revelação de que Trump pediu ajuda do presidente da Ucrânia para interferir na eleição presidencial de 2020. Trump foi absolvido em fevereiro de 2020.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.