Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem tenta espantar urso selvagem e é perseguido pelo animal; veja vídeo

Instrutor de esqui registrou parte da perseguição do urso selvagem, em uma encosta nevada da Romênia - Reprodução/Facebook
Instrutor de esqui registrou parte da perseguição do urso selvagem, em uma encosta nevada da Romênia Imagem: Reprodução/Facebook

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/03/2021 17h56Atualizada em 11/03/2021 17h56

A coragem de um instrutor de esqui que tentou afastar um urso selvagem de seus alunos fez sucesso na Romênia.

O homem, identificado como Adrian Stoica, gravou toda a interação com o animal, que o perseguiu por pelo menos dois minutos em uma encosta nevada próxima a cidade de Predeal, que tem pouco mais de 6.000 habitantes.

Adrian compartilhou o registro em seu Facebook na última terça-feira (09), mostrando o "ataque" do urso em sua tentativa de desviar a atenção do animal, que no início do vídeo se aproximava de um grupo de alunos aglomerado na estação de esqui.

Para facilitar sua fuga do bicho selvagem, o instrutor esquiou ladeira abaixo. Mas a medida que ele ganhava velocidade, o urso aparentemente se esforçava ainda mais para acompanhá-lo.

Em um determinado momento do registro, o instrutor parece ter superado o animal, mas logo outro grupo de esquiadores aparece na cena, o obrigando a continuar distraindo o urso para manter os outros esquiadores em segurança.

"Eu só esperava que ele se cansasse e voltasse para a floresta", afirmou Stoica ao portal ABC News.

"Eu tive que avisá-los cuidadosamente enquanto eu e o urso passávamos zunindo por eles", completou, ao detalhar as mensagens ditas em romeno no vídeo.

Apesar dos momentos de tensão, ele contou que logo o animal desistiu de persegui-lo e voltou para a floresta.

"O instrutor fez a coisa certa", disse um porta-voz da polícia, Ion Zaharia, à rede de TV americana.

"Estamos considerando realocar o urso, que deveria estar hibernando agora. Nos últimos anos, temos tido mais destas feras enfrentando esquiadores no inverno", concluiu.