Topo

Esse conteúdo é antigo

Aranhas invadem casas australianas após enchentes: 'Uma loucura'; veja

Aranhas escalando as cercas da casa de Matt Lovenfosse - Reprodução/Twitter
Aranhas escalando as cercas da casa de Matt Lovenfosse Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/03/2021 09h28

Após uma colheita de grãos atrair uma invasão de ratos para algumas regiões da Austrália, os residentes do país localizado na Oceania também estão sendo obrigados a lidar com uma invasão de aranhas e insetos em suas residências, ocasionada pelas das enchentes que ocorrem no país, desde a semana passada.

Declaradas como um estado de "catástrofe" pela indústria de seguros, as inundações no estado de Nova Gales do Sul já tiraram 18 mil pessoas de casa, assim como também forçaram diversas espécies de animais a deixarem seus habitats.


Em meio a esse cenário de filme de terror, Matt Lovenfosse disse ter visto "um tapete marrom", na garagem de sua casa, ontem, conforme "milhões de aranhas" tentavam se abrigar no local.

"É incrível. É uma loucura ", disse ele, ao The Guardian Australia. "Todas as aranhas subiram pela a casa, pelas cercas e tudo mais o que puderam entrar."

Shenae e Steve Varley testemunharam um fenômeno semelhante no domingo, na cidade de Pernith, no entanto, além das aranhas, o casal relatou ter visto "lagartos, formigas, basicamente todos os insetos e grilos tentando fugir das águas da chuva.

Shenae disse, em entrevista ao jornal The Guardian, que o marido dela teve coragem de chegar perto da cena para filmá-la, mas, quando ficou parado, viu aranhas subindo pelas suas pernas, enquanto um lagarto o escalava como um poste para não se afogar.

A Dra. Lizzy Lowe, uma aracnóloga da empresa de pesquisa independente Cesar Australia, disse que é comum o aparecimento de enxames de aranhas durante as enchentes, mas apenas em certas épocas do ano.

"Não há mais aranhas do que normalmente", disse ela. "Você está apenas vendo mais delas. A maioria das aranhas que você está vendo são aranhas que vivem no solo", completou.

Lowe ainda incentivou as pessoas que entraram em contato com aranhas a exercitarem empatia, mesmo que estivessem com medo. "São espécies nativas tentando fazer suas coisas, tentando sobreviver. A última coisa que você quer fazer é liberar o spray de inseticida. "

A Agência Meteorológica Nacional da Austrália emitiu, na terça-feira (16), avisos de condições climáticas severas para todos os estados e territórios da Austrália continental. O primeiro-ministro do país, Scott Morrison, caracterizou a situação como "dinâmica e extremamente complexa".