Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA: esquadrão antibomba desativa bala de canhão da Guerra Civil Americana

Esquadrão antibomba foi acionado para desativar bala de canhão da Guerra Civil Americana no Condado de Frederick, nos Estados Unidos - Reprodução/Facebook/Office of the Maryland State Fire Marshal
Esquadrão antibomba foi acionado para desativar bala de canhão da Guerra Civil Americana no Condado de Frederick, nos Estados Unidos Imagem: Reprodução/Facebook/Office of the Maryland State Fire Marshal

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/03/2021 15h27

O esquadrão antibomba dos Bombeiros do Estado de Maryland, nos Estados Unidos, foi acionado na noite de segunda-feira (22) para desativar uma bala de canhão do período da Guerra Civil Americana (1861 -1865).

O armamento assustou um morador da cidade de Frederick, depois que um membro da família dele disse que o dispositivo poderia estar ativado. Em uma publicação no Facebook, o esquadrão relatou que conduziu uma análise da bala de canhão e que o seu mecanismo de fusão estava intacto.

O morador que fez a denúncia sobre o dispositivo havia recebido o armamento de um parente, que disse ter descoberto o antigo objeto bélico próximo ao campo onde ocorreu a Batalha de Monocacy, em 9 de julho de 1864.

Na ocasião, as forças confederadas, lideradas pelo tenente-general Jubal A. Early, derrotaram o exército da União, comandado pelo major-general Lew Wallace. A disputa fez parte das históricas Campanhas do Vale, marcadas por lutas de quatro anos com o objetivo de controlar o Vale de Shenandoah, na Virgínia.

Assim que se deram conta dos perigos do objeto de guerra, os técnicos do esquadrão removeram o dispositivo com segurança, transportando a bala de canhão para a pedreira Beaver Creek, na cidade de Hagerstown.

BOMB SQUAD SAFELY DISPOSES OF CIVIL WAR ROUND FREDERICK COUNTY, MD (March 23, 2021) - A team of Bomb Technicians from...

Publicado por Office of the Maryland State Fire Marshal em Terça-feira, 23 de março de 2021

"Foi determinado que o melhor curso de ação era conduzir uma eliminação de emergência para tornar o material bélico seguro", escreveu a página dos Bombeiros do Estado de Maryland.

Como o estado norte-americano tem uma longa trajetória de testes militares, as autoridades disseram que encontrar munições não detonadas em outras localidades, como nas águas circundantes da Baía de Chesapeake, no condado de Harford, não é algo raro.

"No entanto, a descoberta de munições militares não se limita às águas das marés. Como comprovado hoje, a descoberta de munições militares da Guerra Civil não é incomum em Maryland, e esses dispositivos representam a mesma ameaça do dia em que foram inicialmente fabricados", alertou o departamento.