Caverna de 1,8 milhão de anos na África é o lar mais antigo já descoberto
Pesquisadores localizaram na África do Sul uma caverna de 1,8 milhão de anos, o que a torna o lar mais antigo já descoberto. A teoria anterior era de que o local havia sido habitado há menos de um milhão de anos. Chamada de Wonderwerk, que significa milagre em africâner, a caverna fica localizada no deserto de Kalahari.
O resultado da descoberta foi apresentado em um artigo, publicado em 9 de abril deste ano pelo periódico científico Quaternary Science Reviews.
De acordo com informações da ONG World Monuments Fund, dentro da caverna de cerca de 140 metros de extensão há calcários dolomíticos estratificados que datam do final do período Arqueano - 3850 milhões de anos a 2500 milhões de anos - ao início do Proterozóico.
Wonderwerk possui vestígios dos primeiros sinais de uso de ferramentas básicas de pedra dentro de uma caverna, tornando a primeira da história a ser registrada. As descobertas foram obtidas através de análise laboratorial para investigar camadas de sedimentos e outros aspectos da caverna que ajudaram a determinar há quanto tempo ela era habitada por seres humanos.
No mundo há outros cinco locais com evidências de ocupação humana de quase 2 milhões de anos. As indicações são aparentes por toda parte: as ferramentas de pedra podem ser vistas em uma unidade basal e é possível ver arte em várias áreas da caverna, retratando as práticas religiosas e espirituais exercidas há mais de 10.000 anos.
A caverna consiste em um túnel de 140 metros de comprimento. As escavações no local começaram na década de 1970 e terminaram na década de 1990. Desde 2004, os pesquisadores da Universidade de Boston retomaram as escavações no sítio arqueológico.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.