Topo

Esse conteúdo é antigo

Casal acha mensagens nazistas embaixo de assoalho e chama decodificadora

Máquina Enigma, que codificava mensagens do Exército da Alemanha na Segunda Guerra Mundial e cujo código foi quebrado pelos britânicos - Spencer Platt/Getty Images/AFP
Máquina Enigma, que codificava mensagens do Exército da Alemanha na Segunda Guerra Mundial e cujo código foi quebrado pelos britânicos Imagem: Spencer Platt/Getty Images/AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/05/2021 16h53

John e Val Campbell estavam mexendo no assoalho quando encontraram algo inesperado: uma caixa cheia de mensagens da Alemanha, datadas do período da Segunda Guerra Mundial. O casal, que vive na ilha de Guernsey, agora busca a ajuda de uma profissional especializada em decodificação para descobrir o significado dos documentos.

De acordo com o jornal "The Mirror", além das mensagens, o casal também encontrou caixas de cigarro, fósforos, xampu e até mesmo passes para bordéis. Os itens teriam sido escondidos por um soldado nos anos 40, que ficou na casa durante a ocupação nazista da ilha.

Os dois pediram ajuda a Marj Dodsworth, 95, para decifrar a mensagem. A mulher trabalhou ao lado de Alan Turing na máquina que foi construída para decodificar códigos do exército nazista.

Ela agora volta a uma função que manteve secreta por 70 anos. Porém, Marj enfatiza que precisará de uma máquina Enigma para decifrar o código.

"Quando eu vi [os documentos] achei que não tinha jeito sem uma máquina. As máquinas eram grandes, barulhentas, sujas e tão grande que eu mal conseguia tocar no topo"< declarou ela.

Ela também frisa que ninguém sabia sobre sua função na equipe de decodificação durante os anos 40. "Meus pais morreram sem saber o que eu fiz na guerra", declarou.