Casal acha mensagens nazistas embaixo de assoalho e chama decodificadora
John e Val Campbell estavam mexendo no assoalho quando encontraram algo inesperado: uma caixa cheia de mensagens da Alemanha, datadas do período da Segunda Guerra Mundial. O casal, que vive na ilha de Guernsey, agora busca a ajuda de uma profissional especializada em decodificação para descobrir o significado dos documentos.
De acordo com o jornal "The Mirror", além das mensagens, o casal também encontrou caixas de cigarro, fósforos, xampu e até mesmo passes para bordéis. Os itens teriam sido escondidos por um soldado nos anos 40, que ficou na casa durante a ocupação nazista da ilha.
Os dois pediram ajuda a Marj Dodsworth, 95, para decifrar a mensagem. A mulher trabalhou ao lado de Alan Turing na máquina que foi construída para decodificar códigos do exército nazista.
Ela agora volta a uma função que manteve secreta por 70 anos. Porém, Marj enfatiza que precisará de uma máquina Enigma para decifrar o código.
"Quando eu vi [os documentos] achei que não tinha jeito sem uma máquina. As máquinas eram grandes, barulhentas, sujas e tão grande que eu mal conseguia tocar no topo"< declarou ela.
Ela também frisa que ninguém sabia sobre sua função na equipe de decodificação durante os anos 40. "Meus pais morreram sem saber o que eu fiz na guerra", declarou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.