Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem pega três doenças de uma vez após ser picado por carrapato

Mordida de carrapato provocou três doenças diferentes em homem - Getty Images
Mordida de carrapato provocou três doenças diferentes em homem Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/05/2021 20h02

Um homem acabou contraindo três doenças de uma só vez após ser mordido por um carrapato. O caso é tão pouco usual, que cientistas realizaram um estudo a respeito dele.

De acordo com o jornal The New York Post, o relatório, intitulado "Um Homem, Três Doenças Vindas de Carrapato", detalha que o paciente, não identificado, apresentava febre, uma edema no tornozelo e náuseas, reportadas após uma "presumida mordida de inseto que ocorreu no mês anterior".

Outros estudos realizados em laboratório mostraram que ele estava anêmico, tinha uma ferida aguda no rim e tinha uma baixa contagem de plaquetária sanguínea. Por conta de uma viagem recente do paciente, os médicos acreditaram que carrapatos poderiam estar relacionados.

Exames de sangue então constataram que ele estava com Doença de Lyme, Babesiose e Anaplasmose. "Embora infecção simultânea com a Doença de Lyma seja comum, infecção com três doenças provenientes de carrapato é relativamente raro", disseram os três pesquisadores, associados ao Hospital Providence de Portland, em Oregon, que assinaram o estudo.

As três doenças são tratáveis com antibióticos, e os sintomas do homem melhoraram após o tratamento.