Topo

Esse conteúdo é antigo

Cratera no México chega a 120 metros e engole casa e cachorros

Na foto, buraco havia chegado aos 80 metros; agora, ele ultrapassou os 120 e engoliu casa que estava ameaçada  - Reprodução/Youtube/ News 12AM
Na foto, buraco havia chegado aos 80 metros; agora, ele ultrapassou os 120 e engoliu casa que estava ameaçada Imagem: Reprodução/Youtube/ News 12AM

Do UOL, em São Paulo

21/06/2021 16h31Atualizada em 21/06/2021 16h47

Um buraco que chegou aos 124 metros de diâmetro engoliu uma casa que estava ameaçada há quase 1 mês em Santa Maria Zacatepec, na zona rural do México.

Segundo o jornal Mexico News Daily, o imóvel desapareceu quase por completo há uma semana, na segunda-feira (14), com apenas um quarto e uma parede de outro cômodo ainda sobre a terra.

"Nós não temos nada", disse um dos moradores do imóvel, Heriberto Sanchez. "Nós não somos daqui, não temos parentes aqui, estamos sozinhos", lamentou o homem.

Também na semana passada, dois cachorros, identificados como Spike e Spay, ficaram quatro dias dentro do buraco, segundo o que uma fonte anônima disse ao jornal local. Ainda assim, os animais foram resgatados por bombeiros com vida.

Questionado sobre a situação da família de Sanchez, o governador do estado de Puebla, Miguel Barbosa, informou que eles receberão um terreno novo e que as autoridades estão encarregadas de construir uma nova casa.

O buraco apareceu no dia 29 de maio. Moradores relataram ter ouvido um forte estrondo, que pensaram ter vindo de um raio. Mas, na verdade, ele foi causado pela criação da cratera, que inicialmente tinha cerca de 30 metros de diâmetro.

Em apenas três dias a abertura já tinha chegado aos 80 metros, ultrapassando os 120 nos últimos dias.

Nas fotos da "aparição", é possível ver a casa, agora engolida, na beirada do círculo, que está lotado de água, com uma profundidade de cerca de 45 metros.

No início do mês, a CNN informou que órgãos públicos tinham começado uma investigação para determinar as causas do incidente, que poderia levar até 30 dias para ficar pronta.