Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro e outros líderes sul-americanos cumprimentam Castillo por eleição

Em mensagem publicada pela Secom, Bolsonaro desejou "felicidades" ao povo peruano - Adriano Machado/Reuters
Em mensagem publicada pela Secom, Bolsonaro desejou "felicidades" ao povo peruano Imagem: Adriano Machado/Reuters

Do UOL, em São Paulo

20/07/2021 13h47Atualizada em 20/07/2021 14h25

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cumprimentou o socialista Pedro Castillo, declarado ontem presidente eleito do Peru. A mensagem do mandatário foi publicada na conta da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República), e não em suas redes sociais, como ele costuma se comunicar. Outros líderes sul-americanos já haviam se manifestado anteriormente sobre a vitória de Castillo.

Do Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro: 'Cumprimento o senhor Pedro Castillo Terrones por sua eleição à presidência do Peru. Reafirmo a disposição do governo brasileiro em trabalhar com as autoridades peruanas para reforçar os laços de amizade e cooperação entre nossas nações. Felicidades ao povo peruano! Bolsonaro em mensagem publicada pela Secom

No início de junho, quando o resultado oficial ainda não havia sido divulgado, Bolsonaro lamentou a eleição do candidato de esquerda. "Perdemos agora o Peru. Voltou, pelo que tudo indica, falta 1% de apuração lá, só um milagre pra reverter, vai reassumir lá um cara do Foro de São Paulo [organização de esquerda]", afirmou o presidente na ocasião.

Além do mandatário brasileiro, outros presidentes sul-americanos também cumprimentaram Castillo pela vitória. O presidente da Argentina, Alberto Fernández, parabenizou o colega e disse que juntos eles trabalharão "por uma América Latina unida".

O presidente do Chile, Sebastian Piñera, disse que falou com o peruano por telefone, lhe desejou sucesso, e informou que eles se comprometeram a "trabalhar juntos para superar a pandemia, derrotar a pobreza e caminhar em direção ao desenvolvimento inclusivo e sustentável, para o bem de nossos povos".

O ditador venezuelano, Nicolás Maduro, publicou fotos de Castillo e disse que "um novo ciclo político está se abrindo e esperamos ter sucesso para esta nação sul-americana. O povo da Venezuela abraça vocês, irmãos e irmãs."

O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, aliado de Bolsonaro, enviou votos de sucesso ao novo mandatário e escreveu que "nossos países estão unidos por laços históricos, que ansiamos continuar a fortalecer".

Luis Lacalle Pou, do Uruguai, desejou uma boa gestão a Castillo "pelo bem do povo peruano".

Posse na semana que vem

A previsão é de que a posse de Castillo ocorra em 28 de julho, data na qual o Peru irá comemorar o bicentenário da independência. Também é neste dia que termina o mandato do presidente interino, Francisco Sagasti.

O anúncio do resultado final do processo eleitoral foi atrasado por centenas de contestações e pedidos de anulações de votos, apresentados pela adversária de direita Keiko Fujimori.

Ontem, após a justiça eleitoral informar que rejeitou os últimos recursos da candidata para evitar a derrota no pleito, ela reconheceu o resultado da eleição, mas disse que Castillo venceu de maneira "ilegítima".

O partido de Fujimori alegou irregularidades e fraudes, mas não apresentou provas suficientes. No entanto, a OEA (Organização dos Estados Americanos), União Europeia, Departamento de Estado dos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido declararam, separadamente, que as eleições foram transparentes.

Castillo usou as redes sociais para agradecer ao povo peruano por um "triunfo histórico". O novo presidente do país disse, também, que chegou o momento de construir, junto a todos os setores da sociedade, um Peru "inclusivo, justo, livre, sem discriminação e pelos direitos de todos e todas".

Quem é o novo presidente

Pedro Castillo, 51 anos, é um professor de escola rural que ficou conhecido nacionalmente há quatro anos como líder de uma greve nacional de professores.

Na campanha, o candidato do partido Perú Libre prometeu "não haver mais pobres em um país rico". Um discurso que atraiu muito eleitores que estavam decepcionados os políticos tradicionais do país.

Ele é casado e tem três filhos. Sua esposa é evangélica e ele é católico, misturando uma moral conservadora com reivindicações sociais por mudança. Castillo tem uma posição contrária ao aborto, casamento homossexual e eutanásia. O perfil foi bem recebido no país, onde a religião costuma ser um fator eleitoral.

Sua plataforma política foi pautada em uma tríade: saúde, educação e agricultura. Que, para ele, são os três setores prioritários para promover o desenvolvimento nacional. Durante a eleição, Castillo também falou em convocar uma Assembleia Constituinte para redigir uma nova Constituição.