Topo

Esse conteúdo é antigo

Indiano com distúrbio raro dorme durante 300 dias no ano

O indiano Pukharam Devi durante um de seus cochilos - Reprodução
O indiano Pukharam Devi durante um de seus cochilos Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/07/2021 16h41Atualizada em 20/07/2021 16h41

Um homem da aldeia Bhadwa, no estado Rajasthan, na Índia, ganhou uma fama inusitada devido a um distúrbio raro. Segundo o Daily Star, o lojista Pukharam Devi dorme durante 300 dias no ano e ganhou o apelido de Kumbhkarna, o "rei demônio" de uma famosa lenda do hinduísmo.

Diagnosticado com hipersonia há 23 anos, Devi enfrenta dificuldade em se manter acordado e até mesmo trabalhar. A condição incomum faz com que a pessoa tenha sonolência excessiva, tirando cochilos prolongados durante o dia e mantendo uma noite de sono exacerbada.

A família do indiano contou à agência de notícias ANI que, desde jovem, Devi dormia bastante: "Inicialmente, ele costumava dormir de cinco a sete dias de uma vez". Ao procurar um médico, os familiares descobriram que a doença não tinha cura.

"Gradualmente, sua condição se agravou e seus períodos de sono aumentaram; agora, ele dorme de 20 a 25 dias por mês", acrescentou sua família. O homem dormiu durante a maior parte da pandemia, 300 dias ao todo, o que lhe gerou um apelido curioso.

Em sua vila, Devi é conhecido como Kumbhkarna, um ogro guerreiro hindu que dorme durante seis meses antes de acordar e devorar os homens que ignoravam as leis e enfrentavam as autoridades.

Diferente da lenda, Devi permanece sempre cansado e precisa da ajuda de sua esposa para se alimentar e tomar banho. Ainda assim, os familiares esperam que a doença possa ser controlada em algum momento.