EUA dizem não ter recurso para resgatar americanos fora do aeroporto
Os Estados Unidos disseram não ter recursos para ir além da área do aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão, e resgatar cidadãos norte-americanos. A afirmação foi feita pelo porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price.
"Os militares dos Estados Unidos estão empreendendo uma gigantesca operação de transporte aéreo agora. Isso em si é um grande empreendimento", disse.
Price salientou que muitos recursos estão sendo destinados para a evacuação dessas pessoas, mas que há um limite de atuação.
Questionado sobre a busca de apoio junto a outros nações, ele afirmou que é "difícil encontrar um país que tenha capacidade local". Price também afirmou que os EUA está trabalhando com o apoio de parceiros em solo, no Aeroporto Internacional de Hamid Karzai, e que "muitos deles nos procuram pedindo que seu pessoal saia em nossos aviões".
Desde que o grupo fundamentalista Taleban assumiu o controle do país no último domingo, muitas pessoas tem tentado deixar o país com suas famílias. Isso acabou gerando uma série de confusões no aeroporto da capital, Cabul.
Ontem, por exemplo, após uma tentativa de fuga em massa frustrada, tropas dos Estados Unidos dispararam alguns tiros para o alto para tentar controlar a multidão, segundo relato da agência ANSA. De acordo com o porta-voz do Pentágono, John Kirby, não houve mortos ou feridos.
Segundo balanço divulgado pela Casa Branca hoje, nas últimas 24 horas, cerca de 2 mil pessoas foram evacuadas do país. Considerando os últimos 5 dias, foram 7 mil. Desde o fim de julho, 12 mil pessoas foram retiradas do Afeganistão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.