Japão relata mais um caso de suspeita de contaminação em doses da Moderna
O Japão relatou um novo caso de possível contaminação envolvendo a vacina contra covid-19 da Moderna, o quarto incidente em menos de uma semana.
A prefeitura de Kanagawa disse ontem que várias partículas pretas em um frasco da vacina Moderna foram encontradas durante a verificação de substâncias estranhas antes de seu uso. O restante das doses do lote foi retirado de uso até uma conclusão das análises.
O Japão suspendeu o uso de 1,63 milhão de doses de injeções Moderna na semana passada após ser notificado de contaminação em parte do fornecimento. A Moderna e a empresa farmacêutica espanhola Rovi, que engarrafa as vacinas Moderna, disseram que a causa pode ser um problema de fabricação, e os reguladores de segurança europeus iniciaram uma investigação.
A Moderna disse que nenhum problema de segurança ou eficácia foi identificado a partir do problema. Nenhum incidente semelhante foi relatado em outros países.
A prefeitura de Kanagawa disse que a Takeda, distribuidora doméstica da vacina, coletou o frasco com o contaminante suspeito e que cerca de 3.790 pessoas já haviam recebido injeções do mesmo lote.
Mais doses de Moderna foram temporariamente suspensas em duas outras regiões nesta semana. Em alguns casos, substâncias estranhas foram encontradas em frascos não usados, enquanto outros parecem ser causados pela quebra de pedaços da tampa de borracha quando as agulhas são inseridas incorretamente.
A distribuidora Takeda não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o incidente de Kanagawa. A empresa publicou um aviso em seu site dizendo que em raras ocasiões durante a fabricação, o material da rolha de borracha pode se misturar à solução da vacina.
A Rovi também não se manifestou.
Os incidentes de contaminação acontecem enquanto o Japão está lutando contra sua pior onda de infecções, impulsionada pela variante Delta, com infecções diárias excedendo 25 mil em agosto pela primeira vez.
*Com informações da Agência Reuters.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.