'Tarzan da vida real' morre de câncer 8 após trocar selva pela civilização
O vietnamita Ho Van Lang, conhecido como o "Tarzan da vida real", morreu aos 52 anos com um câncer no fígado, segundo o Daily Mail. Lang viveu na selva do Vietnã por 41 anos com o seu pai, que fugiu após um bombardeio durante a Guerra do Vietnã matar metade de sua família. Ele havia retornado do mundo selvagem há apenas oito anos e morreu na segunda-feira passada (6). A notícia, no entanto, só foi divulgada esta semana na imprensa internacional.
Segundo a publicação, o contato com a sociedade vietnamita ocorreu em 2013 e tanto pai quanto filho acreditavam que a Guerra do Vietnã ainda estava acontecendo. Álvaro Cerezo, amigo de Lang, disse que viver uma vida "moderna" provavelmente teve consequências fatais depois que começou a consumir alimentos processados e às vezes a beber álcool.
'Estou muito triste por vê-lo partir, mas para mim a sua morte é também uma libertação porque sei que ele sofreu nos últimos meses. Ele era um ser humano lindo, esquecê-lo será impossível, vou sentir falta dele todos os dias", disse. "Mas não gostei de vê-lo vivendo na civilização. Sempre me preocupei que ele e seu corpo não fossem capazes de lidar com uma mudança tão drástica."
Ainda, de acordo com a publicação, as autoridades locais afirmaram que foi o irmão mais velho de Lang, Ho Van Tri, que encorajou os dois a retornarem quando a saúde do pai começou a se deteriorar em 2013. O ancião morreu em 2017, por causa desconhecida. Antes da Guerra do Vietnã, ele vivia com sua família em um vilarejo no país.
Os dois sobreviveram na selva colhendo alimentos e plantando milho. Eles usavam tangas feitas de casca de árvore e viviam em uma espécie de casa da árvore. Eles só foram encontrados em agosto de 2013, quando oficiais montaram uma equipe para rastreá-los em uma busca de cinco horas.
Na época, Lang foi submetido a exames médicos com o pai e só retornou à casa em julho de 2016.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.