Imagens de satélite mostram 'rio de fogo' deixado por vulcão em La Palma
Novas imagens de satélite mostram o fluxo de lava deixado pelo vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola La Palma, que entrou em erupção no dia 19 de setembro e continua em atividade.
As fotos foram capturadas anteontem pelo satélite Copernicus Sentinel-2 da União Europeia. Mais de 1.000 edifícios foram destruídos e cerca de 6.000 pessoas foram evacuadas de suas casas desde que o vulcão entrou em erupção.
Hoje, as autoridades emitiram ordem para que mais de 700 moradores abandonassem suas casas na ilha com pertences e animais de estimação. Foram identificados 64 movimentos sísmicos durante o dia, o mais forte medindo 4.1, disse o Instituto Geológico Nacional da Espanha.
Fomos obrigados a esvaziar uma nova área. A lava avança lentamente. As pessoas precisam de tempo para levar seus documentos, seus objetos pessoais e qualquer coisa de valor.
Miguel Angel Morcuende, diretor técnico do Plano de Emergência Vulcânica das Ilhas Canárias
O aeroporto de La Palma permanece aberto no dia de hoje, mas 11 voos foram cancelados e outros foram atrasados, disse a operadora do aeroporto da ilha.
Ontem, com a queda de parte do cone do vulcão Cumbre Vieja, foram expelidos blocos de lava do tamanho de um prédio de três andares, em várias direções. O transbordamento do fluxo da lava ameaça uma zona industrial.
Parece que parte do cone desabou (....) Isso deu origem a dois fluxos diferentes, um mais ao norte e outro que ocorre no mesmo local onde tivemos nos dias anteriores, mas com um volume mais alto que parece transbordar em algum ponto a lava velha.
Stavros Meletlidis, um vulcanologista do IGN, disse à Radio Nacional de España
"Temos um terceiro fluxo mais ao sul, que está aderindo ao fluxo principal e que agora é o que mais nos preocupa", disse ele, acrescentando que há uma "massa significativa de lava".
Uma outra imagem de satélite, de de 30 de setembro, também mostra o avanço da lava. Essa é a terceira erupção de um vulcão em La Palma nos últimos 100 anos, após as de San Juan em 1949 e Teneguía em 1971, que deixaram três mortos no total.
*Com informações da Reuters e AFP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.