Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA: Motoristas deixam porta-malas abertos para evitar prejuízos em furtos

Motoristas de São Francisco, na Califónia (EUA), tomaram medida após aumento de roubos a carros - Reprodução/abc News
Motoristas de São Francisco, na Califónia (EUA), tomaram medida após aumento de roubos a carros Imagem: Reprodução/abc News

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/12/2021 11h45Atualizada em 20/12/2021 15h34

Alguns motoristas da cidade de São Francisco, na Califórnia (EUA), estão deixando os porta-malas dos carros totalmente abertos para evitar arrombamentos e roubos pelas janelas, segundo o canal norte-americano ABC News.

A "estratégia" inusitada é vista por eles como a melhor opção para evitar gastos com janelas quebradas. Houve um aumento de 32% de arrombamentos de carros no último ano na cidade, segundo dados do Departamento de Polícia de São Francisco.

O número cresce em sintonia com o roubo de carros, que saltou para 25% em relação ao mesmo período do ano passado. Assim, deixar o porta-malas aberto para que o assaltante veja que não há nada de valor no carro, ou mesmo deixar portas destrancadas surgiu como um apelo pela redução do prejuízo.

"Estou chocado. Há tanta coisa que pode dar errado nisso", diz o ex-chefe adjunto da polícia local, Garret Tom, à ABC News.

Uma testemunha que viu carros com a parte traseira exposta escreveu nas redes sociais: "Imagine precisar tirar tudo o que for de valor do seu carro e deixa-lo aberto em público, apenas para que não quebrem suas janelas", reclamou.

Ainda assim, o ex-oficial vê riscos na alternativa encontrada pelos motoristas. "Os assaltantes podem roubar as baterias, os pneus, podem entrar no carro e descobrir onde você mora", alertou Tom.

A prefeitura de Oakland, cidade próxima a São Francisco, pede que os motoristas não deixem itens de valor nos carros e que mantenham todas as portas trancadas.