Topo

Esse conteúdo é antigo

Em agosto, presidente eleito do Chile acusou Bolsonaro de destruir Amazônia

Gabriel Boric foi eleito o presidente do Chile - Foto: Reprodução/Redes Sociais
Gabriel Boric foi eleito o presidente do Chile Imagem: Foto: Reprodução/Redes Sociais

Do UOL, em São Paulo

21/12/2021 16h53

O presidente eleito do Chile, o esquerdista Gabriel Boric, acusou o presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) de destruir a Amazônia, algo que "pertence a toda a humanidade", segundo ele. A declaração foi feita em uma entrevista concedida em agosto à Bloomberg, e republicada ontem pela própria agência de notícias.

"Sinto-me parte de uma tradição do esquerdismo latino-americano e espero que possamos fomentar uma nova irmandade latino-americana para enfrentar, a partir do Sul, os desafios enfrentados por toda a humanidade", iniciou ele.

E a prioridade número um para a humanidade é o aquecimento do planeta. Quando a Amazônia está queimando e sendo desmatada, e Jair Bolsonaro diz que ninguém me diz o que fazer no meu país, eu digo a ele: 'amigo, não é apenas o seu país, você está destruindo o que pertence a toda a humanidade'. Gabriel Boric à Bloomberg

Aos 35 anos, o ex-líder estudantil Gabriel Boric é o presidente mais jovem eleito no Chile. Ele estreou como deputado em 2014 e, antes de se candidatar à Presidência, estava em seu segundo mandato como representante da região de Magalhães.

Boric derrotou o político de extrema-direita José Antonio Kast, candidato favorito da ala bolsonarista aqui no Brasil —foram 55,86% dos votos válidos, contra 44,14% de Kast. Ele vai substituir o conservador Sebastián Piñera.

Com exceção de Bolsonaro, todos os demais presidentes dos oito maiores países da América do Sul cumprimentaram Boric publicamente por sua eleição.