Topo

Esse conteúdo é antigo

Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, testa positivo para covid-19

Trudeau recebeu recentemente sua terceira dose de vacina contra o coronavírus - Dave Chan / AFP
Trudeau recebeu recentemente sua terceira dose de vacina contra o coronavírus Imagem: Dave Chan / AFP

Do UOL, em São Paulo*

31/01/2022 12h28Atualizada em 31/01/2022 12h36

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, anunciou hoje que testou positivo para covid-19, mas que não apresenta sintomas graves.

"Esta manhã, testei positivo para covid-19. Me sinto bem e continuarei trabalhando, de forma remota, esta semana, seguindo as orientações da saúde pública", tuitou o premiê, que também pediu à população que se vacine.

Trudeau recebeu recentemente sua terceira dose de vacina contra o coronavírus.

Protestos contra obrigatoriedade da vacina

No final de semana, dezenas de caminhões e outros veículos bloquearam o centro da cidade de Ottawa para protestar contra Trudeau e a obrigatoriedade da vacina contra a covid-19.

Os caminhões permaneceram estacionados nas ruas perto do parlamento na manhã de ontem, um dia antes de os congressistas retomarem os trabalhos após o feriado. Alguns caminhoneiros disseram que não vão sair até que a obrigatoriedade seja derrubada.

Milhares de manifestantes se reuniram pacificamente no sábado, embora alguns incidentes tenham causado polêmica. Um manifestante que foi filmado dançando sobre o túmulo de um soldado desconhecido e o aparecimento de bandeiras com suásticas provocaram revolta nas mídias sociais, e um shopping no centro da cidade fechou as portas porque os protestantes se recusaram a usar máscaras.

A manifestação começou como um protesto contra a exigência de vacinação para motoristas transfronteiriços, mas se transformou em um ato contra o governo Trudeau com uma forte tendência antivacina.

Devido a preocupações com segurança, Trudeau e sua família deixaram sua casa no centro de Ottawa no sábado, informou a CBC (Canadian Broadcasting Corp). No início desta semana, Trudeau disse que o protesto representava uma "pequena minoria marginal" que não representa as opiniões dos canadenses.

Cerca de 90% dos caminhoneiros transfronteiriços do Canadá e quase 79% da população receberam duas doses. O Canadá está agora no meio de um aumento nos casos da variante ômicron, o que está sobrecarregando hospitais.

* Com informações da AFP e Reuters