Topo

Esse conteúdo é antigo

Queda de avião turístico deixa sete mortos nas Linhas Nazca no Peru

Destroços do Cessna 207 após queda na região das Linhas de Nazca no Perú. - Reprodução/Redes Sociais
Destroços do Cessna 207 após queda na região das Linhas de Nazca no Perú. Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/02/2022 21h54

Um avião de pequeno porte que levava turistas em um voo de observação das Linhas de Nazca caiu hoje (4), no Peru. Pelo menos sete pessoas morreram, de acordo com informações do ministério dos Transportes. O acidente ocorreu por volta das 12h (14h no horário de Brasília) quando os turistas voltavam de sobrevoo sobre as Linhas de Nasca e Palma.

Segundo informações da polícia local, as vítimas são cinco passageiros estrangeiros, além do piloto e do copiloto do avião, de nacionalidade peruana. São turistas dos Estados Unidos, Holanda e Chile, que estavam a bordo do avião Cessna 207, da empresa Aero Santos.

As causas do acidente são investigadas pela Polícia Nacional e pela Corporação Peruana de Aeroportos e Aviação Comercial (Corpac), órgão do Ministério de Transportes e Comunicações (MTC).

As imagens compartilhadas nas redes sociais pela imprensa local mostram que os policiais cercaram a área e apoiaram os bombeiros para apagar o fogo causado pelo impacto da aeronave contra o pavimento.

As Linhas de Nazca, uma das principais atrações turísticas do Peru, são geoglifos com mais de 2.000 anos de antiguidade com figuras geométricas e de animais, que só podem ser apreciadas do alto.

O observatório está situado no meio do deserto, cerca de 400 km ao sul de Lima. Nazca também dispõe de um pequeno aeródromo onde operam dezenas de pequenas aeronaves, com grande movimentação de passageiros, sobretudo turistas estrangeiros.

Nesse local, monomotores como o Cessna 207 são bastante populares entre as empresas de táxi aéreo. Este modelo de avião possui capacidade para oito tripulantes.

A região das Linhas de Nazca já foram palco de outras tragédias envolvendo queda de aviões. Em outubro de 2010, seis pessoas morreram na queda de um pequeno avião da companhia AirNazca, que sobrevoava as linhas para fins turísticos.