Topo

Esse conteúdo é antigo

Pai se recusa a usar máscara em reunião escolar e é expulso à força, em NY

O vídeo mostra um segurança puxando Dave Calus pelo capuz de sua jaqueta por se recusar a usar máscara - Reprodução/Redes Sociais
O vídeo mostra um segurança puxando Dave Calus pelo capuz de sua jaqueta por se recusar a usar máscara Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/02/2022 15h04Atualizada em 11/02/2022 15h04

O pai de um aluno foi expulso à força de uma reunião de conselho em uma escola, na noite da última terça-feira (8), depois de se recusar a usar uma máscara. O episódio ocorreu em Webster, Nova York, foi filmado por testemunhas no local e compartilhado nas redes sociais.

Dave Calus estava sentado em uma cadeira assistindo a uma apresentação, quando um segurança se aproximou dele e pediu que ele colocasse uma máscara de proteção contra Covid-19 no rosto. Ele disse "obrigado" ao segurança, mas se recusou a obedecer às regras sanitárias. O oficial insistiu, mesmo assim Calus demonstrou resistência em colocar a máscara.

Então, o segurança o arrastou para o fundo da sala e os dois começaram a se agredir. Até que Calus foi empurrado para a porta de saída.

Uma mulher que participava da reunião filmou a briga enquanto gritava: "O que você está fazendo?! "Isso é agressão. Isso é agressão".

Outra testemunha se manifestou contra a abordagem do segurança: "Você também coloca as mãos em nossos filhos?".

O incidente ocorreu um dia antes da governadora de Nova York, Kathy Hochul, anunciar o fim da obrigatoriedade de máscaras em locais fechados, citando uma queda de 93% nos casos de Covid-19 após a disseminação da variante Omicron pelo país. No entanto, o mandato permanece em vigor para escolas e outras instalações estatais.

Calus foi encaminhado ao hospital devido às lesões da briga com o segurança da escola, segundo ele afirmou na quarta-feira (9), em uma entrevista a um podcast local reproduzido pelo The New York Post. Ele afirmou também que o incidente não foi proposital.

"Entrei no prédio sem máscara. Entrei e os guardas me disseram: 'Você precisa usar uma máscara'. Eu disse: 'Obrigado'. Eles me entregaram uma máscara, mas em seguida, a guardei no bolso".

Calus disse que o conselho escolar separou os pais que se recusaram a usar máscaras dos outros pais que fizeram questão de mantê-la sobre o rosto. "Eles estavam segregando pais mascarados e desmascarados. Aqueles que não usavam teriam que se sentar em uma sala de aula com um monitor de vídeo assistindo e ouvindo a reunião do conselho."

Calus planejava se dirigir ao conselho da escola sobre a obrigatoriedade de máscaras, a qual ele se opõe, antes de ser expulso do local.

"Dave tem uma preocupação genuína com seu filho, é claro, em primeiro lugar, mas uma preocupação genuína com os pais e as outras crianças em Webster, no condado de Monroe e no estado de Nova York que foram submetidos a todas essas ordens ridículas", disse o advogado de Calus, Chad Hummel, à imprensa.

O departamento de polícia de Webster afirmou que está investigando o caso.