Topo

Esse conteúdo é antigo

Comissária usa cafeteira e impede homem de abrir porta durante voo

Homem é imobilizado após comissária usar cafeteira para impedi-lo de abrir porta - Reprodução/Twitter
Homem é imobilizado após comissária usar cafeteira para impedi-lo de abrir porta Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para UOL, em São Paulo

15/02/2022 10h35Atualizada em 16/02/2022 08h12

Um passageiro transtornado gerou pânico ao tentar abrir a porta do avião em pleno voo. O homem acabou detido por uma comissária, que usou uma cafeteira para golpeá-lo, antes que ele fosse amarrado pelas outras pessoas a bordo. O episódio ocorreu no domingo (13), em aeronave da companhia American Airlines.

O voo AA-1775 estava realizando um trajeto de Los Angeles até Washington, nos Estados Unidos. Segundo informações da NPR, o agressor foi descrito como um homem de meia-idade, cuja identidade não foi revelada. Ele tentou forçar a entrada no cockpit e abrir a porta dianteira do Airbus A321neo.

Em virtude da confusão, os pilotos tiveram que desviar a aeronave da rota programada para realizar um pouso de emergência na cidade de Kansas City, de acordo com nota da American Airlines à imprensa. "Devido a um passageiro indisciplinado que exibiu um comportamento errático, acabou sendo dominado por nossa tripulação com a ajuda de outros passageiros. O voo pousou com segurança no Aeroporto Internacional de Kansas City", disse a companhia.

Após o pouso, os policiais rapidamente entraram no avião e prenderam o homem. Em seguida, o A321neo decolou e seguiu viagem.

A American Airlines agradeceu à comissária de bordo por ter detido o agressor, e aos demais tripulantes e passageiros que também ajudaram a impedir uma possível tragédia.

O tumulto foi gravado por algumas testemunhas e compartilhado nas redes sociais. No Twitter, um passageiro publicou um vídeo detalhando o momento de tensão. "Parecia que o avião estava em queda livre e muitos temiam o pior porque as pessoas não estavam totalmente cientes do que estava acontecendo", disse.

Já outra pessoa que também viu a cena escreveu em seu post: "Os passageiros seguraram o indivíduo e uma comissária de bordo usou uma cafeteira para dominá-lo enquanto o avião descia rapidamente. O homem estava sangrando enquanto a polícia o estava tirando do voo depois de pousar no Kansas".

Apesar da gravidade do crime cometido pelo passageiro enfurecido, confusões como esta são mais comuns do que parecem, de acordo com uma nota da Associação de Comissários de Bordo Profissionais dos EUA (APFA, na sigla em inglês).

Um levantamento da associação aponta para um recente aumento de casos de passageiros indisciplinados em voos no país. Em 2021, 85% dos comissários lidaram com pessoas agressivas e que se recusaram a seguir as normas de segurança da aeronave. Quase 1 em cada 5 passou por incidentes físicos.