Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo de cobra rastejando em fios elétricos para caçar viraliza; veja

Cobra rasteja em fios elétricos atrás de pássaros - Reprodução de vídeo/ViralHog
Cobra rasteja em fios elétricos atrás de pássaros Imagem: Reprodução de vídeo/ViralHog

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/02/2022 11h28Atualizada em 18/02/2022 10h13

A imagem de uma cobra rastejando na rede elétrica de Kota Kinabalu, na Malásia, deixou muita gente curiosa, em um flagra raro. O episódio mostra o réptil adotando uma estratégia pouco comum para conseguir se alimentar.

No vídeo, o réptil rastejava rapidamente pelos fios, tendo como alvo um pássaro empoleirado em outras linhas abaixo. No início, ela quase se mistura com os fios, mantendo a cabeça baixa e o corpo plano, se preparando para atacar o pássaro. As imagens são de 2015, mas voltaram a chamar atenção nas redes sociais nesta semana.

Quando percebeu a presença do predador, a ave começou a se distanciar dele aos poucos. No entanto, a cobra persistiu em alcançar o pássaro a qualquer custo e a situação tornou-se um pouco mais desafiadora quando surgiu outra ave. Aparentemente, as possíveis presas tentaram confundir a cobra ao se deslocarem para diferentes fios e, em alguns momentos, voarem ao redor dela.

A cobra surpreendeu as testemunhas da caça quando se esticou abruptamente para os pontos mais altos do poste para pegar as aves. Um homem, cuja identidade não foi revelada, registrou a cena e a compartilhou na plataforma de vídeos Viralhog. Em entrevista ao DailyMail, ele disse: "Eu estava no quintal da minha casa e ouvi os pássaros cantando e olhando para cima para ver essa cobra se equilibrando ao longo do cabo elétrico tentando pegar os pássaros".

Em diversas vezes, o réptil tenta dar o bote em um dos pássaros, que conseguiu desviar dos ataques e se dirigiu para outro local, distante do predador.

Por outro lado, no final, a cobra não consegue alcançar os pássaros que voaram para longe do poste de energia. "Os pássaros parecem brincar de 'pegue-me-se-você-pode' e a cobra fez um bom trabalho se equilibrando ao longo do cabo, tentando pegar os pássaros, mas falha e volta para a palmeira, faminta", disse a testemunha.

Nos países do sudeste asiático, existe uma diversidade de cobras que se destacam pelos seus surpreendentes métodos de caça. Algumas espécies, como a Cobra Cega-de-barriga-branca, passam praticamente a vida inteira cavando no solo tropical. Outros, como o Big-eye Whip Snake e o Elegant Bronzeback, são escaladores mestres que podem facilmente subir troncos de árvores verticais ou se deslocar entre os galhos mais finos.

Entre esses répteis, um dos mais perigosos é a serpente da árvore do paraíso, conhecida também como cobra-voadora devido à sua capacidade de deslizar entre as árvores achatando seu corpo para prender uma quantidade de ar embaixo e ganhar impulso para "saltar".