Ucrânia diz que 10 companhias cancelaram voos em meio à tensão com Rússia
A Ucrânia confirmou hoje que pelo menos 10 companhias aéreas suspenderam suas operações pelo país em meio a avisos dos Estados Unidos de um grande ataque das forças russas na fronteira. Autoridades ucranianas afirmaram que seu espaço aéreo está seguro.
"O atual cancelamento de voos de várias companhias aéreas estrangeiras é ditado exclusivamente pelo agravamento da situação, e não por mudanças reais na segurança dos voos", disse o ministro da Infraestrutura Oleksander Kubrakov a um briefing de imprensa.
O ministro não quis nomear as companhias aéreas e falou que "o Estado está trabalhando para substituir os voos cancelados".
No entanto, entre as empresas que cancelaram operações, sete são europeias: Lufthansa, Air France, Swiss International Air Lines, Eurowings, KLM, Austrian Airlines e Scandinavian Airlines.
Algumas, como a Air France, falaram publicamente da suspensão de atividades na Ucrânia. Para a Reuters, a companhia disse que "está constantemente monitorando a situação geopolítica nos territórios em que atende".
Com a escassez de voos, Kubrakov afirmou que a Ukraine International Airlines já havia aberto a venda de bilhetes e aumentado a capacidade das aeronaves em voos adicionais da capital Kiev para Munique (Alemanha) e Genebra (Suíça), espaço deixado pela Lufthansa.
A Ukraine International Airlines falou que 13 aviões ainda estão ativos. A companhia aérea tem um total de 26 aeronaves em sua frota, mas 9 delas deixaram o país na semana passada para locais de armazenamento na Europa —incluindo sete somente em 14 de fevereiro, de acordo com os dados de rastreamento do Flightradar24.
*Com informações da Reuters
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.