Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

EUA enviam 7 mil militares para a Europa, diz funcionário do governo

Joe Biden anuncia medidas após início do conflito entre Rússia e Ucrânia - Reprodução
Joe Biden anuncia medidas após início do conflito entre Rússia e Ucrânia
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

24/02/2022 16h33

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, ordenou o envio de 7 mil militares americanos para a Europa, segundo informou um alto funcionário a repórteres logo após o pronunciamento do presidente dos EUA, Joe Biden. A informação foi divulgada pela agência Reuters.

"Isso incluiria uma equipe de combate de brigada blindada com capacidades e capacitadores associados. Eles serão enviados à Alemanha para tranquilizar os aliados da Otan, impedir a agressão russa e estar preparados para atender a uma série de requisitos na região. Esperamos que eles partam nos próximos dias", disse o funcionário não identificado.

Acompanhe a cobertura completa da guerra na Ucrânia no UOL News:

Em seu pronunciamento, Biden disse que autorizou "o envio de forças terrestres e aéreas já posicionadas" no leste europeu para defender países aliados da Otan: Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia e Romênia e à Alemanha. O presidente norte-americano reforçou que os EUA "não estão e não estarão envolvidos em um conflito com a Rússia na Ucrânia".

Após quatro meses de tensões, a Rússia confirmou as especulações norte-americanas e invadiu a vizinha Ucrânia.

A invasão começou oficialmente após pronunciamento do presidente russo Vladmir Putin às 23h45 de quarta-feira (23), no horário de Brasília, quando anunciou uma "operação militar especial" para "proteger a população do Donbass", região no leste ucraniano de maioria russa cuja independência foi reconhecida por Moscou na segunda-feira (21).