Topo

Esse conteúdo é antigo

Rússia x Ucrânia: Brasil insiste que partes observem leis internacionais

Ronaldo Costa Filho, representante do Brasil na ONU - Reprodução/YouTube
Ronaldo Costa Filho, representante do Brasil na ONU Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

23/02/2022 19h31

O embaixador brasileiro na ONU, Ronaldo Costa Filho, pediu hoje que os países envolvidos no conflito da Ucrânia respeitem as leis internacionais. Ele discursou durante a Assembleia-Geral das Nações Unidas.

"O Brasil insiste que todas as partes observem as leis internacionais. É imperativo respeitar completamente os princípios da Carta da ONU, sem seleção. A proibição do uso da força, a resolução de disputa de forma pacífica e os princípios de soberania, integridade territorial, não intervenção, e proteção dos direitos humanos, são pilares de nosso sistema de segurança coletiva", explicou.

Apesar da atual escalada da crise entre os dois países, depois de a Rússia reconhecer dois territórios separatistas da Ucrânia, a República Popular de Donetsk e a República Popular de Lugansk, e enviar tropas à região, o representante brasileiro defendeu a necessidade do diálogo para resolução da questão.

"Acreditamos que uma solução permanente na Ucrânia deve levar em consideração as preocupações das partes dentro da estrutura de conversas diplomáticas, e de acordo com as resoluções do conselho de segurança da ONU, e os acordos de Minsk", ressaltou.

Costa Filho também falou da necessidade de "um cessar-fogo imediato" na região, bem como a "redução militar para garantir a confiança entre as partes".

"Nosso principal objetivo deve ser prevenir e evitar a guerra. Há uma grande necessidade de diminuir a tensão e buscar o diálogo entre as partes envolvidas", disse, e completou: "nós acreditamos firmemente que ainda há espaço para restaurar a confiança e encontrar um resultado negociável e aceitável".

Embaixada pede que brasileiros não visitem leste da Ucrânia

A Embaixada do Brasil na Ucrânia recomendou que brasileiros não visitem as regiões separatistas de Luhansk e Donetsk. A orientação foi divulgada no perfil da embaixada no Twitter.

"Aconselha-se aos cidadãos que já estejam nessas regiões que considerem deixá-las sem demora", recomenda.

Hoje, a Ucrânia declarou estado de emergência e pediu que seus cidadãos na Rússia deixem o país. O governo também anunciou que haverá serviço militar obrigatório para todos os homens em idade de combate.

Já a Rússia anunciou que removerá seu corpo diplomático da Ucrânia por medo de ameaças a diplomatas e trabalhadores de consulados.