Topo

Esse conteúdo é antigo

Rússia atingiu orfanato com 50 crianças dentro, diz governo da Ucrânia

24.fev.2022 - Tanques ucranianos entram na cidade de Mariupol após Putin autorizar operação militar na Ucrânia - Carlos Barria/Reuters
24.fev.2022 - Tanques ucranianos entram na cidade de Mariupol após Putin autorizar operação militar na Ucrânia Imagem: Carlos Barria/Reuters

Colaboração para o UOL, em Brasília

25/02/2022 16h51

A embaixadora ucraniana nos EUA, Oksana Markarova, disse hoje que um pelotão de soldados russos se rendeu aos militares ucranianos, afirmando que eles "não sabiam que foram levados à Ucrânia para matar ucranianos".

Ao fornecer atualizações sobre o conflito provocado no território por invasão de tropas da Rússia, ela afirmou que um orfanato com cerca de 50 de crianças foi atacado. Ninguém ficou ferido, segundo Markarova.

"Embora a máquina de propaganda russa tente convencer o mundo de que as populações civis não são os alvos dos ataques", disse ela.

Ela informou que ambulâncias foram atingidas e disse que governo tem reunindo provas para tentar levar o caso ao Tribunal Penal Internacional.

A Rússia não é membro do TPI, mas o tribunal pode investigar supostos crimes de guerra e contra a humanidade cometidos no território ucraniano.

Embaixadora faz apelo

A embaixadora pediu aos líderes do mundo que formem uma "coalizão anti-Putin" para impedir o ataque da Rússia contra a Ucrânia.

"A Ucrânia está defendendo sua casa. Defenderemos nossa casa e é hora de todas as nações livres e democráticas que valorizam os princípios e a integridade territorial e o direito de qualquer país à paz estar junto conosco, mas não apenas ficar junto conosco. , aja junto conosco para parar a guerra na Europa", disse Markarova.

Quando perguntada se esperava que tropas dos EUA fossem enviadas para a Ucrânia, Markarova observou que seu país não faz parte de alianças de segurança europeias ou atlânticas, como a Otan, e disse que a Ucrânia não espera que nenhum país lute em seu nome, embora tenha dito que qualquer ajuda e as operações de manutenção da paz seriam bem-vindas.