Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia x Ucrânia: menino de 6 anos morre após ataque em Kiev, diz hospital

Capital da Ucrânia, Kiev amanheceu sob nuvens de fumaça escura após bombardeios, no sábado (26) - Gleb Garanich/Reuters
Capital da Ucrânia, Kiev amanheceu sob nuvens de fumaça escura após bombardeios, no sábado (26) Imagem: Gleb Garanich/Reuters

Colaboração para o UOL, em São Paulo e em Maceió

27/02/2022 01h03Atualizada em 27/02/2022 02h00

Um menino de seis anos morreu na noite de sábado (26) após ser atingido por um ataque da Rússia em Kiev, capital da Ucrânia. Segundo a NBC News, o Hospital Infantil de Okhmatdyt, em Kiev, registrou a entrada de dois adolescentes e três adultos feridos. O menino de seis anos já chegou morto à unidade de saúde.

O site local Ukrayinska Pravda informou que um adolescente teve lesões nos membros e o outro teve ferimentos leves. Não foi informado o estado de saúde dos adultos.

A gerente de imprensa do hospital, Anastasia Maggeramova, informou à NBC que as vítimas foram levadas ao hospital após serem atingidas por um ataque russo. Não foi explicado como aconteceu o ataque que matou a criança.

"Ouvimos um ataque e depois disso algumas pessoas chegaram em um veículo de emergência", explicou Anastasia, acrescentando que os sobreviventes estavam sendo cuidados. "Agora uma criança está morta por causa do ataque maciço", desabafou a funcionária.

Segundo Anastasia, até o momento, este é o maior número de pacientes que eles já receberam por causa da guerra com a Rússia.

"Nossos médicos tentaram fazer o possível para salvá-los e ajudá-los", comentou Maggeramova.

A funcionária ainda quis dar um recado ao mundo: "Queremos que o mundo saiba a verdade: os civis estão sob ataque. (...) As crianças estão sofrendo, as pessoas estão sofrendo por causa da guerra, por causa dos ataques, porque coisas terríveis estão acontecendo aqui na Ucrânia".

Seis pessoas morreram em Okhtyrka

Outras seis pessoas morreram na cidade de Okhtyrka, no nordeste da Ucrânia, depois dos ataques russos, segundo informou o governador Dmitry Zhivitsky.

Entre as vítimas está uma garota de sete anos que morreu em meio aos bombardeios que atingiram a cidade.

Mulher é morta em Kharkiv

Uma mulher também foi morta na noite de sábado (26) após o prédio em que ela estava ser atingido por fogos decorrentes de artilharia russa em Kharkiv, a cerca de 479 quilômetros de Kiev.

Segundo o The Guardian, também há relatos de que um gasoduto pegou fogo em Kharkiv, no leste do país, após um ataque russo no sábado (27).

Informações do Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia apontam que o prédio residencial de nove andares foi atingido por "artilharia inimiga".

De acordo com o serviço de emergência ucraniano, o prédio foi muito danificado pelo ataque e aproximadamente 80 moradores do local foram resgatados, a maioria estava abrigada no subsolo do edifício.

Prefeita após Rússia atacar cidade próxima a Kiev: 'Noite será difícil'

A prefeita da cidade de Vasylkil, a cerca de 40 quilômetros ao sul de Kiev, capital da Ucrânia, Natalia Balasynovych, afirmou que o refinaria de petróleo na região foi atingido por um ataque da Rússia durante a madrugada de domingo (27), no horário local. Balasynovych declarou que esta será uma "noite difícil". As informações são da CNN Internacional.

"A noite será difícil aqui, assim como em Kiev, mas vamos nos manter firmes e vencer, porque Deus está conosco", disse Balasynovych.

Segundo a prefeita, em transmissão ao vídeo no Facebook, a cidade já havia sofrido com bombardeios de mísseis balísticos russos durante o sábado (26). A Fox News também noticiou que um canal do governo no Telegram informou que um míssil atingiu a refinaria.

"Você pode ver o que está acontecendo, você pode ver o fogo — infelizmente, este é a refinaria de petróleo na vila de Kriachky. O inimigo quer destruir tudo ao redor, mas ele não terá sucesso. Você viu isso durante o dia houve bombardeio pesado de mísseis balísticos. Nosso aeródromo também foi bombardeado, mas conseguimos, está sob controle da Ucrânia", declarou a prefeita.