Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia diz que guerra com a Rússia já deixou ao menos 352 civis mortos

Colaboração ao UOL, em São Paulo*

27/02/2022 17h54Atualizada em 27/02/2022 18h30

A Ucrânia informou hoje que ao menos 352 civis, sendo 14 crianças, foram mortos desde a invasão da Rússia no território, na última quinta-feira (24). Segundo a CNN Internacional, a agência de notícias Reuters e o canal de televisão Sky News, as informações foram divulgadas pelo Ministério da Saúde e Ministério do Interior ucranianos.

O ministério ainda registrou que pelo menos 1.684 pessoas, incluindo 116 crianças, ficaram feridas nos quatro dias de ataque russo.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

A pasta não deu mais detalhes sobre as vítimas da guerra.

ONU fala em 368 mil refugiados e 64 civis mortos na Ucrânia

Mais cedo, a ONU (Organização das Nações Unidas) informou que ao menos 240 ficaram feridos, incluindo 64 civis mortos desde o início da guerra entre Rússia e Ucrânia. Desde a última quinta-feira, ao menos 368 mil refugiados deixaram a Ucrânia, de acordo com o Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados). Deste total, 156 mil cruzaram a fronteira com a Polônia.

O balanço mais recente representa um aumento de dezenas de milhares de pessoas em comparação ao que foi relatado no sábado, mostrando a rapidez com que os ucranianos estão fugindo para seu vizinho ocidental.

"Desde o início das hostilidades na Ucrânia, em 24 de fevereiro, os agentes de fronteira registraram um total de 187.800 pessoas em todas as passagens com a Ucrânia", tuitou a guarda de fronteira da Polônia.

Esse número inclui aqueles que saem da Polônia para entrar na Ucrânia, embora a maioria, mais de 156 mil, seja de pessoas que fogem do país, disse o órgão. "Apenas ontem, registrou-se um número recorde de pessoas (...) entre elas 77.300 na Polônia", procedentes da Ucrânia.

A Polônia, que tem expressado forte apoio à Ucrânia, já contava com cerca de 1,5 milhão de ucranianos em seu território antes da invasão russa. Moldávia, Hungria, Eslováquia e Romênia também têm recebido os ucranianos.

A ONU estima que o número de refugiados ucranianos pode chegar a 4 milhões dependendo da evolução do conflito. A agência para refugiados tem presença na Hungria, Polônia e Romênia. A Eslováquia e a República Tcheca são atendidas pelo escritório regional em Budapeste, capital húngara.

OMS alerta que hospitais da Ucrânia podem ficar sem oxigênio em 24h

A OMS (Organização Mundial de Saúde) alertou neste domingo (27) que a rede hospitalar da Ucrânia pode entrar em crise porque está com níveis de oxigênio "perigosamente baixos". Com 1.700 pacientes de covid-19, as reservas de gases na maioria dos hospitais devem acabar nas próximas 24 horas, estimou a entidade em um comunicado. Isso coloca "milhares" de pessoas em risco.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, e o diretor regional europeu da entidade, Hans Henrri Kluge, apelaram aos líderes mundiais para que garantam o fornecimento de suprimentos ao país em guerra.

Tedros e Kluge pedem que navios carregados com medicamentos e suprimentos possam chegar à Ucrânia em segurança por meio da Polônia. "É imperativo garantir que suprimentos médicos para salvar vidas — inclusive oxigênio — alcancem os necessitados", afirma a OMS no comunicado.

*Com Eduardo Militão, do UOL, em Brasília e AFP