Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia pede ajuda de estrangeiros: Derrotamos Hitler e derrotaremos Putin

Do UOL, em São Paulo

27/02/2022 05h53Atualizada em 27/02/2022 07h44

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, fez uma publicação no Twitter hoje pedindo que os estrangeiros voluntários a enfrentar a Rússia podem procurar as missões diplomáticas da Ucrânia em seus respectivos para países para se juntar à linha de frente de combate. No comunicado, o chanceler ainda comparou o presidente russo, Vladimir Putin, ao ditador alemão Adolf Hitler, reforçando que a Ucrânia vai vencer a guerra.

"Estrangeiros dispostos a defender a Ucrânia e a ordem mundial como parte da Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia, convido-os a entrar em contato com as missões diplomáticas estrangeiras da Ucrânia em seus respectivos países. Juntos, derrotamos Hitler e derrotaremos Putin também", escreveu Kuleba na publicação.

O comunicado do ministro ucraniano ocorre após vários países anunciarem ontem uma série de sanções mais duras contra a Rússia. Entre os envios feitos pela comunidade internacional estão aportes financeiros e reforços em armamentos.

Também ontem, a Comissão Europeia disse que a União Europeia, os Estados Unidos e o Canadá se comprometem a tirar os bancos russos do Swift — o sistema de transferências internacionais que conecta bancos ao redor do mundo.

Quarto dia de guerra começou com ataques a Kharkiv

O quarto dia da guerra entre a Rússia e a Ucrânia começou com a escalada de tensão em Kharkiv, localizada a cerca de 460 quilômetros de Kiev e a segunda maior do país. Durante a madrugada, um gasoduto também pegou fogo na cidade após um ataque russo. De acordo com fontes oficiais do governo da Ucrânia, o incêndio não se trata de um ataque nuclear. As explosões formaram um cogumelo de fumaça semelhante a esse tipo de ofensiva.

Em Vasylkiv, cidade localizada a cerca de 40 quilômetros ao sul de Kiev, autoridades ucranianas confirmaram que houve explosões na região que atingiram uma refinaria de petróleo durante a madrugada (horário local). Com os novos bombardeios, o céu de Vasylkiv foi iluminado por chamas e uma coluna de fumaça pôde ser observada na região.

Segundo a agência estatal RIA Novosti, citando o Ministério da Defesa da Rússia, as tropas russas "bloquearam completamente" as cidades de Kherson e Berdyansk.

Kiev, por sua vez, segue sob o controle da Ucrânia. Houve registro de explosões nas últimas horas, mas, apesar das investidas de Moscou para tomar a capital, o vice-presidente da Administração estatal da cidade, Mykola Povoroznyk, garantiu que a situação no local é "de calmaria e de controle". Ele ressaltou, no entanto, que houve confrontos "com grupos sabotadores".