Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia x Ucrânia: Macron ligou para Putin e depois para Zelensky

Antes do início da invasão, presidente da França, Emmanuel Macron, já tentava encontrar saída diplomática com Putin - John Thys/Reuters
Antes do início da invasão, presidente da França, Emmanuel Macron, já tentava encontrar saída diplomática com Putin Imagem: John Thys/Reuters

Do UOL, em São Paulo

28/02/2022 12h35

Em meio as negociações entre Rússia e Ucrânia, a presidência da França informou que o chefe do país, Emmanuel Macron, falou hoje, separadamente, por telefone com os presidentes Vladimir Putin, da Rússia, e com Volodimir Zelensky, da Ucrânia.

Informações divulgadas pela CNN Internacional afirmam que a ligação de Macron e Putin durou cerca de uma hora e 30 minutos.

A reunião entre as delegações da Ucrânia e da Rússia teve início hoje, por volta das 8h (horário de Brasília), em Belarus. Mesmo com a conversa marcada, a capital ucraniana, Kiev, e a segunda maior cidade do país, Kharkiv, amanheceram com explosões, segundo relatório do serviço estatal de informação do país.

As Forças Armadas ucranianas, porém, dizem que o Exército russo parece ter diminuído o ritmo da ofensiva. Por volta das 11h30, o chefe de gabinete da Ucrânia informou, nas redes sociais, que as negociações entre os países estavam em andamento e iriam para terceira rodada.

Sobre a ligação do presidente francês, Macron teria pressionado Putin para a necessidade de um cessar-fogo imediato. Ele também pediu para o presidente russo para acabar com os ataques a civis, preservar a infraestrutura e o acesso rodoviário.

"Vladimir Putin enfatizou que tal acordo só é possível com consideração incondicional dos interesses legítimos de defesa da Rússia, incluindo a soberania russa sobre a Crimeia, resolvendo tarefas de desmilitarização e desnazificação da Ucrânia e garantindo seu status neutro", informou o Kremlin, segundo a CNN Internacional.

Segundo o governo russo, Putin e Macron concordaram em permanecer em contato.

Ataques

De acordo com a agência Interfax, tropas russas estariam avançando a partir da cidade ucraniana de Cherson em direção a Mikolaiv, no sul do país.

Um prédio residencial em Chernigov, a cerca de 144 quilômetros de Kiev, ficou em chamas após ser atingido por um míssil. Segundo o jornal ucraniano The Kyiv Independent, uma mulher ficou ferida devido ao incêndio.

As chamas foram controladas e não há relatos de mortos no local. As sirenes com alertas para ataques aéreos também soaram em várias outras cidades do país, como Cherkasy, Dnipro, Luhansk e Zhytomyr.