Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Soldados que xingaram russos estão 'vivos e bem', diz Marinha da Ucrânia

Do UOL, em São Paulo

28/02/2022 12h04Atualizada em 28/02/2022 13h51

Os soldados ucranianos atacados na semana passada por supostamente xingarem militares da Rússia na Ilha Zmiinyi — ou Snake Island (Ilha das Serpentes), em inglês — estão "vivos e bem", segundo a Marinha da Ucrânia. Na sexta (25), um dia após o ataque, o presidente ucraniano Volodimir Zelensky havia anunciado que todos os soldados foram mortos em um bombardeio ao tentar proteger a região.

A informação foi divulgada pela emissora norte-americana CNN, a partir de um comunicado da Marinha da Ucrânia. A nota desta segunda (28) também informa que os militares ucranianos resistiram a duas ofensivas das forças russas, mas foram obrigados a se render "devido à falta de munição".

Faróis, torres e antenas da Ilha Zmiinyi, localizada no Mar Negro, também foram destruídos, ainda segundo a Marinha.

No sábado (26), o Serviço Estadual de Guarda de Fronteiras da Ucrânia já havia dito acreditar que "todos os 82 defensores ucranianos da Ilha de Zmiinyi pudessem estar vivos". Imagens veiculadas pela mídia estatal russa também mostraram a chegada dos ucranianos em Sebastopol, na região da Crimeia, território anexado pela Rússia em 2014, onde eles estão sendo detidos.

A Ilha de Zmiinyi tem apenas 18 hectares de área e fica a cerca de 50 quilômetros ao sul da Ucrânia, próximo à fronteira com a Romênia.

Suposto áudio da ação

Na semana passada, uma autoridade ucraniana informou sobre as mortes de 13 soldados e circulou um áudio que ele e a imprensa europeia disseram ser uma conversa entre as forças ucranianas e russas.

"Este é um navio de guerra russo. Proponho que vocês deponham suas armas e se rendam para evitar derramamento de sangue e vítimas desnecessárias. Caso contrário, vocês serão bombardeados", teriam dito os russos.

"Navio de guerra russo, vá se f...", supostamente responde o lado ucraniano. A partir daí, segundo a versão da Ucrânia, os russos teriam iniciado o ataque.

(Com Reuters)