Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Joe Biden ataca Putin: 'Ele mal sabe o que está por vir'; veja frases

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL, de Balneário Camboriú (SC)

02/03/2022 01h17Atualizada em 02/03/2022 07h12

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez hoje duras críticas à invasão da Ucrânia e ao presidente da Rússia, Vladimir Putin. As declarações ocorreram no Discurso sobre o Estado da União, que é um relatório apresentado anualmente pelo mandatário na presença do Congresso dos EUA.

Biden disse que Putin está isolado e que "mal sabe o que está por vir". Veja as frases do discurso:

(Putin) Ele achou que conseguiria nos dividir, abalar essa nação, assim como dividir a Europa. Mas Putin estava errado, nós estamos prontos, unificados. Foi o que nós fizemos: mantivemo-nos unidos, nos preparamos de forma abrangente, construímos a coalizão na América, África e Europa para confrontar Putin.

Nós confrontamos as mentiras da Rússia com a verdade, e agora ele [Putin] agiu. O mundo livre está o responsabilizando, com 27 membros da União Europeia. Putin está isolado, mais do que já esteve em qualquer momento.

O departamento de Justiça dos Estados Unidos criou uma força tarefa para ir atrás dos oligarcas russos. Estamos nos juntando aos aliados europeus para manter presos seus iates, jatos, artigos de luxo. E essa noite estou anunciando que vamos nos juntar a nossos aliados, fechando o espaço aéreo para todos os voos da Rússia. Ele (Putin) mal sabe o que está por vir.

O rublo já perdeu 30% de seu valor. O mercado de ações russo perdeu 40% de seu valor, e o pregão continua suspenso. A economia da Rússia está se acabando e Putin é o único culpado.

A liberdade sempre triunfará sob a tirania.

Ele (Putin) encontrou um muro que jamais imaginaria encontrar. Ele encontrou o povo ucraniano.

A guerra de Putin foi premeditada e não provocada. Ele rejeitou os esforços de diplomacia. Ele pensou que o ocidente e a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) não responderiam. E ele pensou que poderia nos dividir aqui em casa. Putin estava errado. Estávamos prontos.

Ao longo de nossa história, aprendemos esta lição: quando os ditadores não pagam um preço por sua agressão, eles causam mais caos. Eles continuam se movendo. E os custos e ameaças para os Estados Unidos e o mundo continuam aumentando. É por isso que a Aliança da Otan foi criada, para garantir a paz e a estabilidade na Europa após a Segunda Guerra Mundial.

Nossas forças não irão para a Europa para lutar com a Ucrânia, mas para impedir que a força da Rússia avance para outros países. Enviaremos forças aéreas, náuticas e terrestres para proteger a Estônia, a Letônia e Hungria. Vamos defender cada centímetro de espaço que seja da Otan.

As próximas semanas e meses vão ser difíceis. Ele continuará pagando um preço alto pelo que está fazendo.

6º dia de invasão: ataques a pontos estratégicos

Os ataques aéreos da Rússia prosseguiram nesta terça-feira (1), sexto dia de invasão, e atingiram pontos estratégicos da Ucrânia. Na capital Kiev, um dos alvos foi uma torre de TV. Já em Kharkiv, segunda maior cidade ucraniana, um míssil se chocou contra um prédio do governo e foguetes também atingiram parte de uma área residencial.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que a Rússia precisa parar com os bombardeios antes que negociações substanciais sobre um cessar-fogo possam começar, após haver pouco progresso em uma primeira rodada de conversas esta semana.

Apresentando suas condições para mais negociações com os russos, Zelensky disse à Reuters e à CNN, em uma entrevista conjunta: "É necessário pelo menos parar de bombardear as pessoas. Apenas pare com os bombardeios e então vamos sentar na mesa de negociação".

A capital registrou, somente nesta terça, 12 alertas de ataques aéreos —ontem o canal oficial da Prefeitura de Kiev no Telegram anunciou 13 alertas. A cidade está sob toque de recolher entre 20h e 7h locais (15h às 2h de Brasília).

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL