Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia x Ucrânia: Prefeito de Kherson confirma que russos tomaram a cidade

É o primeiro centro de porte razoável que Vladimir Putin terá tomado em sua campanha, iniciada na madrugada do dia 24. Com 300 mil habitantes antes da guerra, é o principal ponto ao norte da península da Crimeia - Vyacheslav Madiyevskyy/Reuters
É o primeiro centro de porte razoável que Vladimir Putin terá tomado em sua campanha, iniciada na madrugada do dia 24. Com 300 mil habitantes antes da guerra, é o principal ponto ao norte da península da Crimeia Imagem: Vyacheslav Madiyevskyy/Reuters

Colaboração para o UOL

02/03/2022 18h22Atualizada em 02/03/2022 18h22

O prefeito de Kherson, cidade ucraniana perto da península da Crimeia, confirmou, hoje, que a Rússia tomou o controle do município.

Essa é a primeira grande cidade - cerca de 300 mil habitantes - que os russos dominam desde o início da guerra. "Não há exército ucraniano aqui", disse o prefeito em entrevista, segundo o New York Times. "A cidade está cercada."

Mais cedo, os russos já haviam reivindicado o controle de Kherson, mas o prefeito negou a informação.

É o primeiro centro de porte razoável que Vladimir Putin terá tomado em sua campanha, iniciada na madrugada do dia 24. Com 300 mil habitantes antes da guerra, é o principal ponto ao norte da península da Crimeia, anexada sem conflito pelo presidente russo em 2014.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Rússia redesenha o mapa enquanto avança na Ucrânia

Enquanto bombardeios se intensificam em torno de Kiev e Kharkiv, as duas principais cidades da Ucrânia, as forças russas começam a redesenhar o mapa do país vizinho com a tomada de Kherson, ao sul do país.

Kherson passou cerca de 24 horas sob intenso bombardeio, o que deve ter gerado elevadas baixas civis, dando assim uma medida do cerco que se forma em torno da capital ameaçada.

Com o controle estendido dos separatistas pró-Rússia, em guerra civil desde aquele ano, às áreas históricas do chamado Donbass, falta apenas a conquista da região de Mariupol para estabelecer uma ponte terrestre ligando a Crimeia ao leste russo da Ucrânia.